Publicidade

O Senac Jovem Aprendiz 2020 faz a representação da união de duas iniciativas de muita importância aos jovens do Brasil. Por meio do Senac Jovem Aprendiz, os funcionários são contratados com função de aprendiz.

Estes serão beneficiados, por exemplo, ganhando a experiência e formação profissional articulada no seu desenvolvimento profissional. Graças à implantação de diversos cursos em empresas, os colaboradores estão mais motivados no trabalho. Portanto, é a ferramenta de maior gestão do bom funcionamento das empresas.

Publicidade

Como fazer Currículo primeiro emprego?

O que é o Senac Jovem Aprendiz?

O programa Jovem Aprendiz originou-se da Lei da Aprendizagem, um decreto valido para todo o Brasil. Portanto, traz a obrigatoriedade de que as empresas de grande ou médio porte, tendo mais de 5 funcionários, contratem entre 5% a 15% de funcionários aprendizes.

Desse modo, é possível tornar legal o trabalho de menores de idade, incentivando o contrato de pessoas. Isso tudo auxiliando, principalmente, no crescimento pessoal e profissional desses adolescentes. As instituições e empresas ao aderir a lei precisam fazer o contrato conforme o quadro de funcionários.

Sobretudo, isto disponibilizando benefícios com taxas de decreto e podem promover o fornecimento de acompanhamento teórico. Assim como o Senac Jovem Aprendiz faz a união da prática e teoria. O treinamento pelo Senac dá a oportunidade da companhia ter funcionários competentes e profissionais.

Publicidade

Eles podem se tornar versáteis e se adaptar ao progresso da indústria. Além disso, os funcionários têm a chance de ser mais especializados e produtivos. O treinamento de funcionários permite as empresas estarem sempre aptas a enfrentar a concorrência. O pessoal beneficiado pelo treinamento na evolução da tecnologia é um grande trunfo aos empregadores.

Também, um treinamento de sucesso constitui sendo a rampa de ascensão profissionalizante do funcionário. A instituição também será capaz de atrair jovens graduados e executivos. Ser um Senac Jovem Aprendiz reforça seus valores pessoais e também seus conhecimentos.

Senac Jovem Aprendiz

Os requisitos do programa

Ao ter o contrato de um jovem aprendiz, os contratantes é quem realizam a inscrição do empregado no SENAC. Portanto, é necessário a empresa estar conveniada junto a escola de ensino. Por norma, o processo de seleção sobre quem pode efetuar a inscrição no Jovem Aprendiz SENAC se baseia nos seguintes requisitos:

  • Jovens e adolescentes entre 14 a 24 anos;
  • Alunos do nível médio;
  • Quem já concluiu a fase do nível médio.

O treinamento vocacional oferece muitos benefícios para o funcionário. A principal vantagem da formação é permitir ao trabalhador desenvolver-se melhor no seu trabalho. Assim, ao dar aos seus colaboradores a possibilidade de realizarem formações profissionais, a empresa oferece-lhes a oportunidade de carreira.

Com efeito, na escolha da profissionalização, os colaboradores expressam claramente o setor onde desejam evoluir. É também a oportunidade de todos os colaboradores, juniores e seniores, se adaptarem à constante evolução do mundo do trabalho.

Os trabalhadores formados profissionalmente ficarão assim mais qualificados no seu trabalho e poderão até desenvolver outras competências. Sendo assim, uma oportunidade de os colaboradores avaliarem as competências deste último. A formação profissionalizante é um reconhecimento do potencial do funcionário. Portanto, é a forma do contratante estimular seus colaboradores e motivá-los a trabalhar ainda mais.

Qual a remuneração e os benefícios do Senac Jovem Aprendiz?

Os benefícios destacados pelo Senac Jovem Aprendiz são a chance de se formar em uma área sem custos. Desse modo, os aprendizes fazem a união da atuação no trabalho e as teorias que aprende na formação como estudante. Além disso, a lei garante benefícios ao Jovem Aprendiz, são eles:

  • Salário;
  • Vale-Transporte;
  • Auxílio alimentação;
  • Carga horário de trabalho: de 4 a 6 horas diárias;
  • FGTS;
  • Férias.

O tempo diário de atuação na companhia não pode ser um problema ao jovem em seu desempenho.

Como se inscrever no Senac Jovem Aprendiz?

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial é uma instituição particular, sem finalidade lucrativa. Ela atua como instituição de ensino formando profissionais, com o intuito de alcançar o comércio de serviços, bens e turismo.

O Senac atua em mais de 2.200 cidades, capacitando profissionais todos os anos. Além de oferecer cursos de ensino básico, workshops e palestras, o Senac oferece cursos de nível técnico, graduação e pós-graduação.

O Senac possui programas de benefícios e gratuidades. O Senac Jovem Aprendiz é um deles, disponibilizando formações sem custos aos aprendizes de empresas conveniadas à instituição. O adolescente que quer fazer parte do programa Jovem Aprendiz, deve, primeiramente, efetuar o cadastro nas oportunidades disponíveis.

A contratante pode encaminhar o funcionário ao Senac e permitir o financiamento do curso por quem está contratando. Determinadas empresas estão participando da iniciativa são as seguintes:

  • Banco do Brasil;
  • Coca-Cola;
  • Mc Donald’s;
  • Nestlé;
  • Extra;
  • Carrefour;
  • Vivo;
  • Correios;
  • Petrobrás.

Se você já for funcionário, é importante se informar sobre como efetuar a inscrição diretamente no Senac, como aprendiz. As companhias mencionadas acima são caracterizadas de grande porte. Contudo, demais empregadoras têm participação no projeto.

Como participar do Jovem Aprendiz Banco do Brasil?

Publicidade