Publicidade

Preencher corretamente o currículo primeiro emprego, traz grandes chances de destacar-se em seleções do primeiro emprego. A falta de experiência provoca insegurança em jovens na busca do primeiro emprego.

Sendo assim, logo surge a grande dúvida: qual a maneira correta de se fazer um currículo primeiro emprego? Se você está nessa fase, saiba que, sim, é possível elaborar um bom currículo mesmo com pouca ou nenhuma experiência.

Publicidade

Em primeiro, é importante manter a calma e não desanimar, pois, o mercado de trabalho está cheio de vagas aos jovens nos quais buscam o primeiro emprego. Porém, quem já completou 14 anos, pesquise vagas de jovem aprendiz, por exemplo, muitas empresas oferecem esse tipo de cargo.

Pois, o projeto Jovem Aprendiz é um canal no qual pode auxiliar os jovens na busca do primeiro trabalho. Dessa forma, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) também oferece processos seletivos a vagas em diversas empresas.

Porém, existe uma única obrigação da candidatura, esse requisito é o de estar estudando. A participação em trabalhos voluntários em ONGs (Organizações Não Governamentais) também é uma opção de experiência e aprendizado.

Publicidade

Geralmente é bem vista pelos recrutadores, pois consideram um destaque na formação pessoal de preparo de desafios profissionais. Agora, você já sabe que existem opções no mercado, prepare-se e elabore o seu currículo, nós vamos te ajudar!

Como participar do Jovem Aprendiz Banco do Brasil?

O que os contratantes buscam no currículo primeiro emprego?

Primeiramente, quando um recrutador ler o seu currículo, não vai estranhar a falta de experiência justamente por se tratar de uma vaga de primeiro emprego. Ele buscará habilidades no seu currículo onde facilitarão o seu desenvolvimento profissional dentro da empresa.

Um exemplo é o de manter um blog como hobby e escrever assuntos nos quais goste, podendo indicar a busca de desenvolvimento das habilidades de redação. Um trabalho voluntário mostra você ser uma pessoa proativa e engajada em causas sociais ou ambientais. Mencione no seu currículo primeiro emprego, todas as qualificações onde podem ser habilidades diferenciais dentro da empresa. Veja a forma de se organizar o currículo primeiro emprego:

  • Um currículo bem elaborado deve ter o tamanho de uma página, ser objetivo e sem erros gramaticais ou de ortografia;
  • Não use textos coloridos, gravuras ou imagens;
  • A formatação deve ser limpa;
  • Use fontes tradicionais, Times New Roman ou Arial;
  • O tamanho da fonte pode ser de 11 ou 12 no texto e 14 nos campos de destaque;
  • A fim de compensar a falta da experiência, é importante destacar as suas habilidades e pontos fortes, como dedicação e boa escrita;
  • Os dados pessoais e de contato também são muito importantes.

Existem diversos modelos de currículo, mas vamos falar os itens nos quais não podem faltar.

Informações pessoais

Essas informações permitirão o contato da empresa, pois, detalhes das entrevistas ou outras etapas do processo seletivo são enviados por e-mail ou celular. Portanto, nunca esqueça de colocar no currículo primeiro emprego do seu possível primeiro emprego:

  • Nome completo no início e em destaque;
  • Endereço;
  • Telefones de contato;
  • E-mail;
  • Data de nascimento;
  • Estado civil.

Objetivo no currículo para primeiro emprego

Sempre coloque a área na qual busca uma vaga, por exemplo, vendas ou administrativo, ou o cargo pretendido, por exemplo, vendedor ou recepcionista. Além disso, é importante especificar a busca do primeiro emprego ou visa ser um aprendiz na profissão na qual se candidatou.

currículo primeiro emprego

Qualificações profissionais

De maneira resumida e objetiva, descreva todas as informações e habilidades onde mostrem sua preparação para o seu primeiro emprego. Portanto, pode citar suas qualidades, por exemplo, ser proativo, criativo e comunicativo.

Outra dica é mencionar se têm facilidade para apresentações em público, gosta de aprender coisas novas e de trabalhar em equipe. Se mantém um blog ou se gosta de gerenciar alguma página nas redes sociais, isso é algo a mais de se mostrar as suas qualidades na escrita e criação. E, claro, se tiver, não esqueça de colocar no currículo primeiro emprego as suas habilidades em programas de computador e internet.

Formação

Sempre informe no currículo primeiro emprego a sua escolaridade, preencha o nome do colégio e qual curso faz ou quando finalizou. Se você fez algum curso técnico integrado ao ensino médio é importante colocar.

Cursos complementares

Caso tenha feito, coloque todos os cursos, sendo de qualquer área, informática, idioma ou de qualificação profissional. Informe no seu currículo primeiro emprego o nome do curso, a instituição em onde fez, o mês e o ano de conclusão.

Atividades extra curriculares

Você pode usar esse campo e listar se fez algum trabalho voluntário ou intercâmbio. Entram também as participações de palestras e treinamentos com temas relacionados à área da vaga de emprego.

Qual a maneira de melhorar as qualificações e experiências?

Primeiramente, busque realizar cursos de qualificação nos quais enriquecerão o seu currículo primeiro emprego. Essas atividades são importantes a fim de se desenvolver as habilidades e conhecimento, aumentando as chances de conseguir o primeiro emprego.

É possível encontrar conteúdos e cursos gratuitos de ótima qualidade, o Senai, a Unesp Aberta, a Usp e-aulas e Senac são ótimas opções. Os recrutadores perceberão o quanto você tem se esforçado em ser um diferencial no primeiro emprego.

Dicas importantes do currículo primeiro emprego

Primeiramente, jamais minta no currículo primeiro emprego, reúna apenas informações verdadeiras e possa comprovar. Portanto, é comum as empresas solicitarem alguns comprovantes, sendo os certificados de cursos e diplomas escolares.

Sempre revise o texto antes de enviar ou imprimir e se possível, peça a uma segunda pessoa ler e tenha certeza de estar ortograficamente correto. Em muitas entrevistas de emprego, os recrutadores testam os seus conhecimentos em relação aos temas atuais.

Portanto, é importante manter-se atualizado das notícias do Brasil e do mundo. Prepare-se para as dinâmicas em grupo, pois elas fazem parte da maioria dos processos de seleção de emprego. Numa entrevista de emprego, o recrutador poderá perguntar suas qualificações ou preferências pessoais.

Esse é o momento de falar os cursos realizados e quais suas expectativas de vida e profissão. Mas, antes de participar de um processo seletivo do primeiro emprego, tente controlar o nervosismo e a ansiedade. Faça uma reflexão dos seus sonhos profissionais para começar a trilhar um caminho no qual leve até ele.

Tenha em mente os seus objetivos, metas e o caminho no qual irá trilhar até conquistar os sonhos. Portanto, não desanime, com um bom currículo primeiro emprego você é capaz de conseguir o seu primeiro emprego!

Como participar do Jovem Aprendiz Vale?

Publicidade