Publicidade

Ser um Jovem Aprendiz Vale é chance de iniciar a carreira profissional promissora. Contudo é preciso atender alguns requisitos para participar da seleção do Jovem Aprendiz, confira tudo sobre esse assunto.

A Vale é empresa brasileira de mineração com quase 80 anos de existência, inicialmente era estatal, mas na década de 90 foi privatizada. Atua em 30 países, é referência na extração do minério de ferro, fazendo dela uma das companhias mais respeitadas do planeta.

Publicidade

Esses atributos fazem da Vale o alvo de muitos jovens profissionais na busca do primeiro emprego como Jovem Aprendiz. Por isso, é enorme a competição a fim de compor o quadro de funcionários dessa multinacional.

Portanto, uma das maneiras de vislumbrar um futuro nessa empresa é participando do programa Jovem Aprendiz Vale. Entenda mais.

Como participar do Jovem Aprendiz Coca Cola?

O que é e como funciona o Jovem Aprendiz Vale?

É um projeto de inclusão aos jovens nos quais residem em comunidades próximas às sedes da empresa, distribuídas pelo Brasil. Seu objetivo é o de ofertar vagas em diferentes setores da empresa as pessoas de 18 até 23 anos.

Publicidade

Porém, devem estar devidamente matriculados no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e atendam outros critérios básicos. Também é uma maneira da Vale atender a legislação brasileira, no qual obriga empresas (desse porte) a reservarem vagas de jovem aprendiz.

A proposta é de os interessados no programa agreguem conhecimentos práticos e teóricos. Dessa forma, com intuito de ganharem experiência profissional, podendo ser aproveitados pela própria corporação ou outras empresas.

Desse modo o programa Jovem Aprendiz Vale tem duração de 18 meses, num total de 1.600 horas. Contudo, 800 horas são destinadas a fase escolar (no Senai) e as outras 800 voltadas ao trabalho prático em uma das unidades da companhia.

Os candidatos nos quais ingressam nesse formato de vínculo empregatício têm direito a:

  • Assinatura da CTPS confirmando a contração por determinado tempo;
  • Pagamento de salário mínimo hora, de acordo com a jornada de trabalho de 4 a 6 horas;
  • Depósito de FGTS;
  • Recebimento de vale-transporte e outros benefícios ofertados pela empresa.

Reforçando, embora o Vale Jovem Aprendiz tenha foco na capacitação de profissionais iniciantes, há outros benefícios. Dessa forma, o bom desempenho dos selecionados é oportunidade real de fazer parte do quadro fixo da Vale.

Mas, antes de tudo é necessário passar pela rigorosa etapa de seleção, onde consiste em análise da documentação e provas. Vejamos todos os critérios ao ingressar no Jovem Aprendiz Vale.

Vale Jovem Aprendiz – Requisitos

A fim de participar do processo seletivo o interessado precisa morar em cidades próxima a qualquer unidade Vale, e do Senai, como também:

  • Ser maior de 18 anos e ter 23 anos incompletos (no ato da inscrição);
  • Ensino médio completo ou em andamento (neste caso, serão aceitos candidatos matriculados no turno noturno, pois a fase no Senai acontecerá durante o dia).

Atendendo esses requisitos básicos, é permitida participação na seleção, onde tem inscrição exclusiva de Jovem Aprendiz no site da Vale na aba oportunidades.

Realizado o registro, a etapa seguinte é a entrega de documentos ao Senai, na lista estão:

  • RG original e válido;
  • CPF original;
  • Comprovante escolar ou diploma de conclusão;
  • Comprovante de residência (atualizado);
  • Reservista (aos candidatos homens acima dos 18 anos);
  • Carteira de Trabalho (física ou digital);
  • Título de eleitor.

jovem aprendiz vale

Segunda etapa

Com a aprovação da documentação, deve-se aguardar a chamada de realização da prova, na qual avalia os conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática. Obtendo a nota onde o coloque entre os classificados, a fase seguinte será diretamente na Vale. Os selecionados passarão por dinâmicas com o RH e com seus futuros gestores.

Somente depois é estarão liberados para fazer a matrícula no Senai e começar o curso correspondente à vaga do Jovem Aprendiz Vale. Portanto, a fim de se matricular no Jovem Aprendiz Vale, devem juntar (além dos documentos mencionados acima):

  • Foto 3 x 4;
  • Cópia da 2ª via da carta de confirmação da Vale Jovem Aprendiz (carimbada e assinada pelo responsável da contratação);
  • Cópia do contrato de aprendizagem;
  • CTPS (no qual já esteja assinada pela empresa);

Lembrando, o não comparecimento a qualquer uma dessas etapas classificatórias do programa Jovem Aprendiz Vale, elimina automaticamente o candidato. Normalmente fazem parte dessa etapa seletiva um número específico de candidatos, no qual não necessariamente é igual a quantidade de vagas disponíveis.

Como se inscrever no programa? (passo a passo)

Os editais convocatórios do programa Jovem Aprendiz Vale são compartilhados no site e outras redes digitais da empresa. Assim, é preciso sempre verificar esses canais a fim de ter oportunidade. Portanto, quando a abertura da seleção está disponível, os passos de inscrição são os seguintes:

  1. Acesse o site do Vale, escolha a opção Brasil e siga;
  2. No menu principal desse site vá em “Pessoas”, em seguida “Oportunidades no Brasil”;
  3. Nesse ambiente estão listados todos os processos seletivos abertos, mas em destaque terá “Jovem Aprendiz”, selecione;
  4. Após uma explicação geral do programa, você verá em quais cidades estão disponíveis as inscrições, clique na sua região;
  5. Preencha todos os dados solicitados pelo sistema, e no final confirme seu registro.

Nessa mesma área do site você poderá acompanhar como anda o processo seletivo (em cada cidade), e todas as datas das dinâmicas na Vale, por exemplo. Lembre-se de manter sua documentação atualizada e sem rasuras, pois é critério passível de reprovação no processo.

Caso você tenha cursado no Senai a especialidade correspondente a vaga oferecida pela Vale, não poderá fazer parte da seleção. Como também, não pode ter vínculo empregatício com outra empresa.

Salário e Benefícios do Jovem Aprendiz Vale

Os salários de Jovem Aprendiz Vale são baseados no salário-mínimo brasileiro. Contudo, alguns benefícios são inclusos e variam de acordo com o setor no qual o jovem aprendiz selecionado for designado.

Portanto, é oportunidade atrativa de qualquer jovem no qual finalizaram o Ensino Médio e têm vontade de trabalhar numa empresa de alto nível. As experiências acumuladas nessa multinacional e nas aulas no Senai, ajudarão o ingresso em outras companhias.

Dessa forma, inclusive na orientação mais concreta de escolha de alguma graduação, por exemplo. Acompanhe os calendários e concorra as vagas do Jovem Aprendiz Vale. Se atende todos os requisitos, terá chances reais de trilhar sua carreira profissional numa das maiores empresas do mundo.

Como participar do Jovem Aprendiz Correios?

Publicidade