Publicidade

Antes de começarmos um passo a passo sobre como participar do programa jovem aprendiz correios, vamos conhecer um pouco mais sobre ele. Você sabe como funciona o sistema do jovem aprendiz correios?

Caso não saiba, ou até mesmo queira saber um pouco mais sobre ele, você veio ao lugar certo! Aqui neste artigo nós contaremos a você tudo o que precisa saber sobre o Jovem Aprendiz Correios.

Publicidade

Como participar do Jovem Aprendiz Vale?

O que é Jovem Aprendiz?

O jovem aprendiz é basicamente uma lei brasileira na qual foi aprovada no ano 2000. Esta lei determina onde toda empresa de porte médio ou grande deve ter entre 5 a 15% de funcionários jovens aprendizes entre seus empregados.

Como funciona o Jovem Aprendiz?

Primeiramente, o modo de funcionamento do Jovem aprendiz é uma dúvida onde muitas pessoas tem. Apesar de ser um programa muito popular, as pessoas não sabem exatamente o seu funcionamento, e isso faz elas ficarem um pouco inseguras com a situação.

Mas, se você é uma dessas pessoas, fique tranquilo, pois esclareceremos todas as dúvidas possíveis, inclusive o funcionamento desse programa tão “famoso”. Primeiramente, o Jovem Aprendiz é um programa criado pelo governo.

Publicidade

Esse programa foi feito com o intuito de proporcionar aos Jovens de 14 até 24 anos uma oportunidade de emprego e também de aprendizado com mais qualidade. Dessa forma, utilizando para isso a vivência e a prática dos aprendizes. O contrato de aprendizagem feito é um contrato de trabalho especial, ele é feito por escrito e prazo determinado.

Nesse prazo de contrato, o empregador assume a responsabilidade a assegurar o aprendiz inscrito. Portanto, quem está buscando se inserir no mundo do trabalho, o Jovem Aprendiz é ideal. Pois ele ajuda o indivíduo a desenvolver as competências necessárias no universo corporativo.

Portanto, ele proporciona a oportunidade de jovens sem experiência nenhuma no mercado de trabalho se transformarem em profissionais com potencial. Sendo assim, o melhor de tudo é dele ser inteiramente gratuito!

O que é preciso para se tornar um jovem aprendiz?

Primeiramente, tornar-se um aprendiz neste programa em lugares como os correios, é necessário atender a alguns pré requisitos, conforme:

  • Ter entre 14 a 24 anos de idade;
  • Estar cursando a escola ou já ter concluído os estudos;
  • Frequentar um curso técnico conveniado na empresa na qual você seria empregado (o curso no qual será proposto ao indivíduo, é relacionado com a atividade desempenhada dentro da empresa.);

Como funciona a carga horária e o salário nesse programa?

Essa dúvida com certeza é uma das maiores, se não a maior preocupação de quem está pensando em entrar no programa.

jovem aprendiz correios

Salário

Primeiramente, o salário atribuído ao funcionário depende do cargo onde ele trabalhará em determinada empresa, não é possível obtermos aqui um valor exato. Pois, depende das circunstâncias, mas o salário atribuído ao aprendiz não fica abaixo da faixa de 450 reais.

De acordo com algumas pesquisas, normalmente um jovem aprendiz iniciante, começa ganhando cerca 650 reais. Porém, conforme o passar do tempo pode vir a receber cerca de 1.580 reais ao mês. A média salarial de um menor aprendiz no nosso país é cerca de 1.190 reais ao mês.

Carga horária

A carga horária atribuída ao jovem aprendiz varia de 4 a 6 horas ao dia, dependendo da empresa em do indivíduo está empregado. Porém, normalmente os aprendizes trabalham durante um período de 6 horas possuem 18 anos de idade ou mais e geralmente estão na área do varejo.

OBS: Varejo significa a comercialização de serviços ou venda de produtos em pequena proporção, ao contrário do ocorrido no chamado “Atacado”.

Como me inscrever para o jovem aprendiz correios?

Antes de irmos ao passo a passo da inscrição do jovem aprendiz correios, é necessário saber de alguns pré requisitos das contratações. Veja!

  • É preciso ter de 14 a 22 anos completos;
  • Estar ou ter cursado no mínimo o 6° ano do Ensino fundamental (caso não tenha concluído o ensino médio);
  • Na hora da inscrição não é preciso ter uma carteira de trabalho, mas ela é necessária no momento onde ocorre a contratação;

Passo a Passo de inscrições do jovem aprendiz nos correios:

  1. Entre no site oficial dos correios;
  2. Dentro do site dos correios procure a parte escrito “concursos e seleções;
  3. Encontre no site dos correios onde há escrito “Concurso de jovem aprendiz” ou algo relacionado;
  4. Clique em “Inscreva-se aqui!” e preencha a ficha de inscrição;

Vale a pena ressaltar, na hora da inscrição no site dos correios, os campos onde possuem um asterisco, é um campo obrigatório de ser preenchido!

Caso tenha interesse, antes de fazer sua inscrição, procure no site dos Correios a aba “Editais e Arquivos do concurso” e outras abas relacionadas. Portanto, isso irá te ajudar a instruir e informar a fim de saber exatamente onde pretende se inscrever, com informações direto dos correios.

Quanto é a horária e salário do Jovem Aprendiz Correios?

Primeiramente, os aprendizes nos correios recebem o salário mínimo por hora, totalizando um valor de 490,83 reais ao mês. Além de também, receberem uniforme dos correios e alguns benefícios, por exemplo, o vale transporte e vale refeição.

A carga horária do jovem aprendiz nos correios, são de 4 horas diárias, tendo um total de 20 horas semanais a serem trabalhadas.

Quais são as funções atribuídas a um Jovem Aprendiz Correios?

Logo abaixo você verá quais atividades poderão ser atribuídas a você caso queira se inscrever no programa Jovem Aprendiz Correios::

  • Receber e expedir documentos;
  • Fazer o transporte de documentos entre áreas internas;
  • Repor materiais de expediente;
  • Manter os arquivos atualizados e ordenados;
  • Fazer a execução de alguns serviços através de meios eletrônicos (utilizar multimídia e retroprojetor, elaborar planilhas e etc.);
  • Verificar equipamentos e materiais conforme forem solicitados;
  • Organizar ambientes;
  • Realizar o arquivamento de alguns documentos;

Dessa forma, espero ter ajudado você a se inscrever no jovem aprendiz nos correios.

Como participar do Jovem Aprendiz Coca Cola?

Publicidade