Publicidade

O Jovem Aprendiz Embraer é uma das versões mais bem-sucedidas deste tipo de programa de inclusão. Conheça aqui as etapas de inscrição. As chances de começar uma vida profissional de sucesso são maiores quando escolhemos uma empresa sólida para trabalhar.

Portanto, voltado ao jovem de baixa renda o programa Embraer Jovem Aprendiz é oportunidade real nesse objetivo. Contudo, é necessário passar pela disputada seleção a fim de conseguir uma vaga na instituição. Confira ao longo do texto os requisitos de participação.

Publicidade

Como se inscrever no Banco Safra Jovem Aprendiz?

Sobre a Embraer

Primeiramente, a Embraer uma fabricante de aeronaves genuinamente brasileira, fundada em 1969. Portanto, produz aviões de uso civil e militar, mas com capacidade de até 21 passageiros. A Embraer se destaca também pelo desenvolvimento de novas tecnologias. Suas aeronaves são conhecidas pela alta performance e design arrojado.

Essas características fazem da empresa a 3ª maior no segmento de fabricação de jatos, despertando interesses de outras multinacionais de relevância no mundo. Atualmente, são mais de 18 mil empregados vinculados ao quadro da Embraer, na qual se distribuem nas cidades brasileiras e algumas bases em outros continentes.

Todos os anos a especialista em aeronavegação abre vagas do programa Jovem Aprendiz, sobretudo ao jovem da escola pública. Essa iniciativa também é necessária, pois a Embraer se encaixa nos perfis obrigatórios de contratação de aprendiz (5% de suas vagas). O Jovem Aprendiz Embraer é uma excelente maneira de ingressar no setor de aviação e iniciar uma carreira promissora.

Publicidade

Como funciona o Jovem Aprendiz Embraer?

Primeiramente, o programa se pauta pela Lei de Aprendizagem, na qual procura inserir adolescentes e jovens nos quais iniciam a idade adulta no mercado de trabalho. O diferencial do Embraer Jovem Aprendiz é sua orientação sócio-pedagógica-cultural.

Ou seja, além de capacitar profissionalmente, os selecionados se envolvem em ações onde os preparam melhor a forma de viver em sociedade. Desse modo, os aprendizes se dividirão em atividades educativas e atribuições dentro da rotina nas unidades da Embraer, dentre as comuns são:

  • Na área administrativa;
  • No atendimento ao público;
  • No setor de logística;
  • Em trabalhos do RH, marketing, etc.

A princípio essas vagas se distribuem em 3 perfis:

  • Menor aprendiz – destina-se ao grupo de adolescentes maiores de 14 anos, e cursando o Ensino Fundamental.
  • Programa de aprendizagem para Pessoa deficiente – capacita o jovem com deficiência, não tendo um limite de idade específico.
  • Programa Jovem Aprendiz – indicado a quem tem até 24 anos (incompletos) e que estão no Ensino Médio, ou já concluíram.

Portanto, todas essas categorias o programa se reparte na Etapa Prática e Teórica. A primeira acontece nas dependências da empresa, e a segunda se realiza numa instituição de ensino parceira fabricante de aviões.

Os aprendizes aprovados precisarão assistir aulas em serviços de aprendizagem (Senai, Senac, Sest/Senat, etc.), entidade sem fins lucrativos e escolas técnicas. A Embraer segue todas as diretrizes do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) na relação dos seus aprendizes, principalmente, os menores de idade.

Jovem Aprendiz Embraer

Quais os benefícios o Jovem Aprendiz tem direito?

Primeiramente, trabalhar na área de aviação é sem dúvida um benefício considerável. Está próximo de inovadoras tecnologias e de procedimentos corporativos diferenciados, é algo no qual todo jovem deseja. Porém, além disso o Jovem Aprendiz Embraer possibilita:

  • Pagamento de remuneração mensal, baseado no salário-mínimo (atualizado);
  • Contratação via CLT, garantindo direitos a Férias, 13º salário, FGTS, INSS, etc.;
  • Vínculo de até 2 anos (registrados na CTPS), podendo ser prorrogado;
  • Vale-transporte;
  • Alimentação.

O aprendiz também poderá participar de treinamentos, palestras e outras atividades destinadas a qualificar os funcionários da fábrica. E um bom desempenho durante o estágio, pode render uma contratação definitiva.

Quem pode participar?

Inicialmente os programas de aprendizes da Embraer se destinam a jovens de 14 a 24 anos. Principalmente, aos oriundos da escola pública e não tenham experiência profissional (em especial o Menor Aprendiz). Entretanto, existem outros critérios a fim de você verificar antes de se inscrever no programa Jovem Aprendiz Embraer, sendo eles:

  • Renda mensal familiar de até 2 salários-mínimos;
  • Não estar trabalhando ou já ser inscrito em outro projeto de Jovem Aprendiz;
  • Quitação do serviço militar (rapazes acima dos 18 anos);
  • Morar nas proximidades da unidade da Embraer e na instituição onde realizará a etapa teórica;
  • Entregar documentação completa (inclusive o título de eleitor, quem tem mais de 16 anos);

Ademais a empresa do setor de aviação fará sua avaliação interna. Os candidatos passarão por conversas e posteriormente recebem a carta de recomendação de modo a se inscrever na entidade de ensino. A ideia é do jovem se familiarizar com o ambiente da fábrica, de modo a não errar em sua escolha, afinal, o estágio pode ser um passo decisivo na vida profissional

Como se inscrever no Jovem Aprendiz Embraer? (passo a passo)

Toda etapa da inscrição no Embraer Jovem Aprendiz é feita de maneira remota, ou seja, pela internet. Os interessados no projeto Jovem Aprendiz Embraer seguem ao portal oficial da empresa, e informam os dados solicitados no cadastro.

É essencial ter em mãos toda documentação, facilitando o preenchimento, como também a noção de algum departamento ou função na qual deseja ingressar. Confira o passo a passo de inscrição no Jovem Aprendiz Embraer:

  1. Acesse o site da Embraer;
  2. Identifique no canto superior direito a barrinha de menu, clique e na opção “Carreiras” escolha “Programas”;
  3. Abrirá a aba com todos os processos seletivos (inclusive oportunidades de estágios), role até os projetos de aprendizagem;
  4. Selecione o seu grupo (Menor Aprendiz, Pessoa com Deficiência, etc.) e clique “Inscreva-se Aqui”;
  5. Você precisará criar um login de modo a cadastrar seu currículo, realize esta etapa a fim de confirmar sua inscrição.

Dessa forma, após seu registro concluído, receberá todas as informações do recrutamento, nesse próprio site acompanhará o andamento do processo. Outro caminho é participar de algumas entidades sem fins lucrativos onde se mantém parceria com a Embraer.

Pois, a instituição envia jovens de acordo a solicitação da empresa aeroespacial. Então, vale procurar em sua cidade ONGs ou centros de ensino onde mantenham esse tipo de vínculo. Portanto, é dessa maneira que participará do Jovem Aprendiz Embraer, então, prepare-se bem e tenha sucesso ingressando nessa grande companhia brasileira.

Como se preparar para uma entrevista de emprego?

Publicidade