Publicidade

Começar uma carreira bem-sucedida numa instituição financeira é possível participando do Banco Safra Jovem Aprendiz. Entenda porquê! A inserção no mercado de trabalho é um dos desafios aos jovens, sobretudo quando não possui experiência profissional ou são considerados baixa renda. A Lei de Aprendizagem é um dos instrumentos governamentais no qual objetiva oferecer o primeiro emprego a esse público.

Portanto, o programa Jovem Aprendiz Banco Safra se enquadra nesta norma. Esse tradicional banco brasileiro abre suas portas a fim de preparar jovens e inseri-los no competitivo mundo financeiro, através do Jovem Aprendiz. Você descobrirá como funciona o projeto Jovem Aprendiz desse banco e todas as dicas de inscrição, acompanhe!

Publicidade

Como se preparar para uma entrevista de emprego?

Sobre o Banco Safra

Suas operações começaram ainda no Brasil-Colônia, no ano de 1800 é batizada de Safra Frères & Cie Alepo. Inicialmente era uma espécie de casa de câmbio, onde trocavam moedas que circulavam na Europa, Ásia e África. Mas, no período de industrialização do país, o Banco Safra se consolidou.

Durante o pós-guerra, na década de 50, a cúpula emprega esforços desenvolver a instituição. Nos anos seguintes passou a comprar outros bancos e ganhou espaço no mercado financeiro brasileiro. Atualmente, o Banco Safra tem sede em mais de 160 cidades espalhadas pelo planeta.

Seu patrimônio líquido é de 80 bilhões, tornando seus proprietários na lista das pessoas mais ricas do mundo. Contudo, a fim de alcançar esse patamar o banco investe em tecnologia e nos recursos humanos, dentre suas iniciativas, está o Jovem Aprendiz Banco Safra.

Publicidade

Como funciona o programa Banco Safra Jovem Aprendiz?

A iniciativa Banco Safra Jovem Aprendiz segue os padrões estipulados na Lei de Aprendizagem, portanto, contratando iniciantes de 14 até 24 anos (incompletos). Essa norma orienta as empresas deste porte, disponibilize de 5% a 15% de seus postos de trabalho ao Jovem Aprendiz. Como também, o limite de 6 horas diárias de trabalho ao jovem aprendiz desse banco.

Na outra parte da jornada, iniciante deverá participar de aulas teóricas em centros de aprendizagem ou escolas profissionalizantes (devidamente autorizadas). O intuito é de preparar o jovem aprendiz a uma profissão, colaborando para sua formação e na sua capacidade de viver em sociedade.

Os interessados no programa Banco Safra Jovem Aprendiz devem se cadastrar no site do banco, e passar por processo seletivo, uma avaliação de perfil e exames. Desse modo, poderão compor o quadro de funcionários de uma das maiores empresas do país. Pois, o contrato do Banco Safra Jovem Aprendiz tem duração de até 24 meses, com possibilidade de renovação.

Os benefícios de um Jovem Aprendiz

Primeiramente o jovem aprendiz do Banco Safra terá direitos trabalhistas básicos, tais como:

  • O pagamento de remuneração mensal;
  • Inscrição na Previdência Social,
  • Férias, 13º salário, FGTS, etc;
  • Alimentação;
  • Vale-transporte.

Outras vantagens de trabalhar nessa instituição financeira como jovem aprendiz:

  • Programas de desenvolvimento pessoal e técnico;
  • Encontros com especialistas de todas as áreas;
  • Inclusão no plano de saúde;
  • Capacitação contínua.

Além da experiência de participar de uma empresa organizada e sólida no mercado de trabalho brasileiro, é um aspecto importante para você incluir em seu currículo.

banco safra jovem aprendiz

Salário estimado

A base da remuneração do Banco Safra Jovem Aprendiz segue os parâmetros da Lei de Aprendizagem:

  • Calcula-se em cima do salário-mínimo vigente;
  • Será paga de acordo com a carga horária trabalhada, respeitando o limite de 4 a 6 horas diárias (segunda a sexta).

Portanto, será um valor próximo de meio salário-mínimo. Normalmente, os aprendizes de instituições bancárias também recebem bônus a fim de estimular o engajamento nas atribuições das quais ficam responsáveis. Porém, não se trata de uma regra, tudo depende das políticas atuais do banco. Mas, é sem dúvida, mais um atrativo para se inscrever nesse processo de recrutamento.

Requisitos de participação

De maneira geral se inscrever no programa Jovem Aprendiz é limitado ao público jovem, em específico os de baixa renda. Os critérios para participar do Jovem Aprendiz Banco Safra, por exemplo, são:

  • Atender o limite de idade (de 14 a 24 anos);
  • Renda familiar não supere 2 salários-mínimos;
  • Ensino Médio ou Fundamental completos ou em andamento (preferencialmente alunos oriundos de escola pública);
  • Estar inscrito numa entidade parceira do Safra (a fim de assistir as aulas teóricas);
  • Apresentar a documentação exigida;
  • Não ter vínculo empregatício ou em programas similares.

Outro critério é morar num perímetro entre a unidade na qual fará o estágio e a escola profissionalizante, o aprendiz se deslocar até os locais. Ao se inscrever no programa os candidatos são informados de outros detalhes do recrutamento.

Portanto, é possível que cartas de recomendações sejam solicitadas pelas instituições de ensino para realizar a matrícula no curso de capacitação. Mas, todas as orientações serão repassadas quando você realizar seu registro no Banco Safra Jovem Aprendiz.

Como se inscrever no Jovem Aprendiz Banco Safra

Primeiramente, a etapa inicial para aproveitar os benefícios do Jovem Aprendiz Banco Safra é a inscrição, onde pode ser feita via internet. Vale ressaltar, as vagas são distribuídas por cidades, então, nem todas as unidades do Safra no Brasil recrutarão o mesmo número de aprendizes.

No formulário digital disponibilizado pelo banco, precisará informar dados pessoais. Dessa forma, informar se já conhece alguém do Safra, área na qual tem familiaridade, sua escolaridade e outras capacitações. Portanto, a fim de chegar a essa ficha você deve seguir esses passos:

  1. Acesse o site da Safra;
  2. Vá ao campo “Sobre” e depois “Carreiras”;
  3. Em seguida siga a opção “Vagas para pessoas físicas”, clique e conheça as oportunidades;
  4. Role até chegar na mensagem “Envie agora seu currículo”
  5. Selecione a opção “Envie seu Currículo”;
  6. Informe os dados solicitados para criar um login e concluir seu cadastro.

A equipe do Safra retornará o contato com a confirmação de seu cadastro. Decerto o processo seletivo é bem competitivo e você precisará se preparar. Estudar a fim de realizar as provas de recrutamento e treinar como participar de uma entrevista de emprego, são ótimas maneiras.

Mas, não perde tempo! Ao ser selecionado no programa Banco Safra Jovem Aprendiz você impulsionará sua carreira, podendo continuar no setor bancário. Portanto, a experiência nesta instituição ajudará bastante na sua carreira.

Aprenda AGORA a montar um currículo perfeito!

Publicidade