Publicidade

Existem maneiras de ter sucesso na entrevista de emprego. Aqui apresentaremos diversas dicas a você conquistar sua vaga no mercado de trabalho. A avaliação de currículo e comportamento está entre as etapas de qualquer processo de seleção. Pois, quem tem êxito nessas situações, estará mais próximo de começar a trabalhar.

Porém, a entrevista emprego é processo onde exige concentração e preparação do candidato. Dessa forma, é uma espécie de jogo de xadrez, onde qualquer passo errado, seu futuro estará comprometido. Então, aprender a se portar durante essa fase do recrutamento aumentará suas chances de iniciar a carreira, ou mudar de empresa. Confira!

Publicidade

Aprenda AGORA a montar um currículo perfeito!

Como se preparar antes da entrevista de emprego?

Primeiramente, na entrevista, controle os ânimos, esta é a principal dica antes de seguir para a avaliação. Mas, não basta ter calma ou autocontrole, é necessário somar a estas qualidades outras técnicas fáceis de pôr em prática. Vejamos abaixo:

Exercite a memória

Para quem já trabalhou é essencial separar algumas das experiências acumuladas profissionalmente, lembrar delas na entrevista de emprego, será um diferencial. Então, treine em casa sua memória a fim de listar suas principais competências e mencioná-las ao conversar com o recrutador.

Pense em suas experiências pessoais

Mesmo, quem nunca trabalhou vale apresentar suas vivências pessoais da sua vida. Portanto, pode-se falar de algumas situações da escola ou faculdade, dos cursos de extensão; intercâmbios e/ou viagens. O fundamental é mostrar ao entrevistador um pouco do que já viveu, e de qual forma isto vai lhe ajudar durante o trabalho.

Publicidade

Estude os valores da empresa

Não saia de casa sem conhecer um pouco do empregador, inclusive ao identificar se seus valores coincidem. A ideia é você ter dados sobre a empresa, e não se surpreender caso lhe façam alguma pergunta sobre o segmento, por exemplo.

Cuidados básicos com o visual

Não existe um modelo de roupa ideal para a entrevista de emprego, contudo, sensatez com o visual é essencial. Ou seja, evite figurinos desconfortáveis e extravagantes, a dica é sempre preferir tons sóbrios e nada de excessos.

As prováveis pegadinhas durante a entrevista de emprego

Atualmente muitos entrevistadores querem explorar o raciocínio lógico dos candidatos, e por isto incluem pegadinhas em seus questionários. Portanto, na entrevista, é preciso ter atenção às perguntas esquisitas, oferecendo sempre alguma resposta interessante.

Porque mesmo quando achar o questionamento estranho é necessário responder, mostrando criatividade e capacidade de raciocinar em situações inusitadas. Decerto, sequer há respostas certas a essas pegadinhas, a ideia do entrevistador é ver seu desempenho nessas situações. Portanto, mantenha a concentração e tome conforme um momento de descontração da entrevista emprego.

Como se comportar em uma entrevista de emprego?

entrevista de emprego

Dessa forma, já sabe que não deve usar roupas exuberantes durante sua avaliação de uma vaga de emprego. Além disso, tenha atenção aos seguintes aspectos comportamentais:

  • Pontualidade – jamais se atrase de maneira alguma. Chegar cedo mostrará seu compromisso com o processo de seleção;
  • Cordialidade – seja gentil durante a entrevista de emprego, porém, nunca confunda gentileza com gracejo, ou seja, evite contar piadas;
  • Concentre-se no entrevistador – sempre mantenha seu olhar alinhado ao entrevistador, evite mudar de direção;
  • Postura – aqui vale desde um aperto de mão firme até a forma de sentar na cadeira;
  • Entusiasmo – responda as perguntas de maneira positiva, nunca é de bom tom ficar cabisbaixo e triste ou pessimista durante a entrevista de emprego. Otimismo sempre!

Outro cuidado é com o tom de voz, fale claramente, sem exceder ou resmungar palavras. Outra dica muito importante, é conseguir controlar sua inteligência emocional, trazendo assim um diferencial ao seu perfil.

O que devo responder durante a entrevista de emprego?

Primeiramente, não é porque está tentando uma vaga de emprego que deve responder qualquer pergunta, principalmente as invasivas. Questionamentos sobre sua vida privada não são aceitáveis, o entrevistador deve-se concentrar em suas experiências profissionais e competências.

Porém, algumas empresas gostam de saber sobre hábitos saudáveis de seus funcionários. Portanto, é comum a pergunta “quais atividades faz no tempo vago”, sempre dando uma resposta pertinente. Assim também, suas pretensões do futuro, tanto como pessoa quanto de possível colaborador da empresa.

Quais perguntas devo fazer?

Ao longo da entrevista, o entrevistador pode deixar espaço para você interagir, e realizar perguntas. Nesses momentos, foque nos seguintes aspectos:

  • O que a empresa busca no futuro?
  • Quais aspectos devem ser melhorados?
  • Se existem sugestões de qualificações ao cargo?
  • O que deverá fazer durante os primeiros meses a fim de ajudar a empresa?
  • De qual forma se caracteriza um funcionário de sucesso (principalmente iniciantes)?

Evidentemente, outras questões podem surgir, e aí será sua capacidade de interação indicará as perguntas certas.

As perguntas mais comuns do entrevistador

Existem questionamentos clássicos em uma entrevista de emprego, portanto, listamos os principais abaixo:

  • De qual forma soube da vaga?
  • Você conhece nossa empresa?
  • Quais características suas você considera pontos fortes?
  • E quais são seus pontos fracos?
  • Qual o motivo lhe faz querer trabalhar conosco?
  • Devemos contratá-lo? Por qual motivo?
  • Tem conquistas profissionais? Quais são?
  • Como se vê daqui a 5 anos?
  • Explique-me o seu emprego dos sonhos;
  • Por qual motivo deixará seu atual emprego?
  • Qual o motivo da antiga demissão?
  • Como as pessoas com quem convive o descrevem?
  • Qual é a sua pretensão salarial?
  • Já viveu conflitos durante sua experiência profissional? De qual maneira resolveu?
  • Como você pode contribuir para nossa empresa?

Portanto, boa parte dos questionamentos são feitos a fim de te conhecer, e se encaixa bem na política da empresa. Vale muito treinar esses quesitos, pois serão essenciais no seu desempenho da entrevista de emprego.

Como saber se fui bem na entrevista de emprego?

A nota da entrevista emprego, é sem dúvida, a coisa na qual todos os candidatos gostariam de receber no final, desse modo, ficariam sabendo se tudo ocorreu bem. Mas, isso não é possível, a avaliação do recrutador é particular, muitas vezes subjetiva, e o que a você pode ter sido um ponto fraco, para ele foi positivo.

Portanto, uma longa conversa durante a entrevista de emprego, por exemplo, aponta interesse do entrevistador no seu perfil. A sugestão é após a entrevista de emprego, enviar um e-mail agradecendo a oportunidade, mostrará seu interesse. Dessa forma, deixando mais agradável ao processo, portanto, reveja todas as nossas dicas para a entrevista de emprego, e boa sorte!

Saiba como fazer inscrição Jovem Aprendiz!

Publicidade