Publicidade

O programa CIEE Jovem Aprendiz é oportunidade do primeiro emprego, principalmente, a quem concluiu o ensino médio. Veja como funciona! O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) é entidade sem fins lucrativos das mais tradicionais do Brasil.

Há mais de 50 anos faz o intermédio entre empregadores e estudantes nos quais precisam se incluir no mercado de trabalho. Decerto o Jovem Aprendiz CIEE é um dos projetos mais bem-sucedidos do país, pois consegue empregar um número enorme de futuros profissionais. Contudo, a fim de se inscrever no Jovem Aprendiz CIEE, o interessado precisa ter atenção a alguns detalhes. Confira aqui como participar!

Publicidade

Descubra como Participar do Senac Jovem Aprendiz!

Qual a metodologia usada?

O CIEE Jovem Aprendiz se baseia em métodos respeitando a Lei de Aprendizagem, instituída no ano de 2000. Voltada a fim de preparar e inserir jovens (de 14 a 24 anos) as rotinas profissionais. Sobretudo aos mais carentes, também focando na formação de se viver bem em sociedade.

Portanto, os cursos desenvolvidos pela entidade procuram contextualizar o cotidiano dos jovens com a realidade do mercado. Os selecionados pelo CIEE terão oportunidade de se capacitar na própria instituição ou escolas profissionalizantes e de serviços de aprendizagem. Porém, isso dependerá das exigências do contratante.

Além disso, são integrados ao quadro de funcionários da empresa parceira da entidade, com intuito de cumprir carga horária de trabalho. Portanto, os candidatos do Jovem Aprendiz CIEE absorvem conhecimentos teóricos, e os colocarão em prática durante o estágio.

Publicidade

Requisitos básicos de participação

Basicamente o público-alvo do CIEE Jovem Aprendiz é o de estudantes no qual ainda estão completando o ensino médio. Porém, existem diversas vagas do programa Jovem Aprendiz a quem ainda cursa o ensino fundamental. As regras de realização da inscrição nesse programa são:

  • Está dentro do limite de idade de 14 a 24 anos (incompletos);
  • Ensino Fundamental (em andamento ou concluído), o mesmo valendo ao Ensino Médio e Técnico;
  • Aluno de escola pública;
  • Não ter vínculos similares, ou estar trabalhando formalmente;
  • Apresentar documentação atualizada.

Os candidatos nos quais ainda estudam, o ideal é estarem matriculados no período noturno, pois as responsabilidades de aprendiz se darão manhã e tarde.

Benefícios CIEE Jovem Aprendiz

A chance do primeiro emprego é sem dúvida a principal vantagem de se inscrever no programa Jovem Aprendiz. Mas, outros benefícios são oferecidos aos aprovados no Jovem Aprendiz CIEE, entre estes:

  • Remuneração baseada no salário-mínimo e de acordo com jornada de trabalho (de 4 a 6 horas);
  • Contribuição à Previdência Social;
  • Direito a FGTS;
  • Poderá gozar férias;
  • Vale Transporte;
  • Auxílio Alimentação.

Algumas empresas estendem, principalmente as multinacionais, oferecem mais vantagens aos aprendizes. Os jovens passam a ter os mesmos direitos de outros funcionários. Podem fazer cursos, participar de palestras, se incluir no Plano de Saúde, etc. Em contrapartida, as empresas nas quais participam desse programa têm benefícios fiscais importantes.

Quando se contrata um jovem aprendiz, a empresa paga uma alíquota menor do FGTS e fica dispensada de situações como o aviso prévio remunerado, por exemplo. Para isso, precisam manter o jovem aprendiz durante todos o contrato (24 meses), não podendo dispensá-lo sem razão aparente.

ciee jovem aprendiz

Como é feita a seleção?

O processo seletivo do CIEE Jovem Aprendiz é de acordo com a demanda das empresas parceiras. Porém, normalmente os contraentes solicitam ao CIEE 3 jovens a fim de compor quadro, seguindo recomendações conforme:

  • Deslocamento – a instituição precisa avaliar a questão logística, ou seja, o selecionado deve morar perto do local do estudo e da empresa;
  • Perfil – o ideal é enviar um jovem no qual tenha certa familiaridade com o segmento do futuro empregador.

Algumas seleções serão mais rígidas, o candidato fará entrevistas no RH, por exemplo. E somente depois o aval da contratação acontece. Mas, de qualquer maneira a empresa contratante fará uma avaliação dos currículos enviados pelo CIEE. Dessa forma, garantindo que conseguirá fornecer o melhor ambiente de trabalho ao aprendiz.

CIEE Jovem Aprendiz – Cursos oferecidos

Pensando na inclusão mais rápida dos jovens, o CIEE disponibiliza cursos que se alinham às exigências da Lei de Aprendizagem. Então, a entidade oferta capacitações onde objetivam estimular habilidades e os prepara de modo a encarar o mundo. Divide os conteúdos de seus treinamentos em duas fases: Teórica Básica e Teórica Específica. Vamos conferir como se estruturam.

Aprendizagem Teórica Básica

São ensinados conceitos do mundo do trabalho, dessa forma, o jovem aprendiz aprenderá desde comunicação até noções de direito trabalhistas. Portanto, é grade obrigatória a todos os inscritos no programa, porém, depois decidem qual ramo específico desejam se aprimorar.

Aprendizagem Teórica Específica

A fim de despertar uma área de interesse no aluno, o CIEE tem cursos voltados aos diferentes segmentos, tais como:

  • Ocupações administrativas;
  • Comércio e varejo;
  • Logística;
  • Arco Bancário Adolescente;
  • Auxiliar de Produção Industrial;
  • Operador de Computador;
  • Tele serviços;
  • Arco Administrativo;
  • Auxiliar de Alimentação (preparo e serviços);
  • Arco Bancário Jovem;
  • Arco Agronegócio;
  • Indústria da Carne.

Desse modo, o iniciante pode escolher um setor de seu agrado e comece sua qualificação profissional. É um modelo no qual aumentam as chances de seguir numa carreira promissora, bastará manter o foco e se especializar ainda mais no segmento.

Como participar do CIEE Jovem Aprendiz? (passo a passo)

Diante de tantos atrativos, o CIEE se torna alvo de muitos jovens, assim, a fim de poder concorrer às vagas do programa desta instituição, a inscrição é etapa chave. Confira o passo a passo a fim de ingressar no CIEE Jovem Aprendiz, pela internet:

  1. Acesse o portal CIEE;
  2. No menu principal escolha a opção “Estudante”;
  3. Verá em destaque “Acessar/Cadastrar”;
  4. Você criará um login como estudante, preencha todas as informações com atenção. Esse acesso servirá para entrar no site do CIEE sempre quando precisar;
  5. Com o cadastro preenchido, você vai conferir os “Processos Seletivo” e/ou “Vagas” que estão disponíveis no site.

A inscrição pela web também facilita a participação dos cursos oferecidos pela entidade. Outra forma de se inscrever no CIEE Jovem Aprendiz é seguindo a uma unidade localizada em sua cidade. Nesse caso, é necessário levar um currículo e documentação básica (RG, CPF, CTPS e Comprovante de Residência).

É preenchida uma ficha, e posteriormente o candidato é chamado pela instituição. Seja qual for o modelo de ingresso no qual prefere, participar do programa Jovem Aprendiz CIEE é certeza de um bom começo da vida profissional.

Como fazer currículo primeiro emprego?

Publicidade