Publicidade

As vagas de emprego estão à sua espera, bastando somente você se preparar para elas. A procura de vagas de emprego não precisa ser difícil, se souber exatamente as ferramentas certas.

Mas não se preocupe, vamos te ajudar a conseguir a tão sonhada oportunidade em vagas de empregos disponíveis. Confira a seguir, todas as informações e dicas separadas exclusivamente para você.

Publicidade

Conheça o programa Jovem Aprendiz Itaú!

Como procurar vagas de emprego?

Além é claro, das diversas mídias tradicionais de divulgação como jornais, revistas, publicidade em rádio e televisão. Sendo assim, as pessoas hoje em dia possuem aliados em suas buscas de vagas de emprego. A própria internet, por exemplo, dispõe de diversas plataformas e sites relacionadas a essas oportunidades.

Vagas de emprego nacionais

LinkedIn

O LinkedIn deixou de ser simplesmente a plataforma de encontros com pessoas do mesmo interesse. Mas, passou a ser também, um meio de publicar vagas de emprego muito utilizado pelas empresas. A plataforma é simples e está entre as consideradas populares no mundo. No Brasil, diversas empresas aderem a ela em suas divulgações de vagas de emprego.

Porém, mesmo possuindo ofertas de vagas de emprego menores em comparação aos sites tradicionais, oferece um serviço de assinatura. Esse serviço possibilita maior visibilidade do seu currículo aos contratantes.

Publicidade

InfoJobs

Desde 2007, a InfoJobs permite aos candidatos brasileiros buscarem vagas de emprego e publicarem seus currículos. Oferecem também, um serviço pago no qual permite maior visibilidade aos que cadastraram seus currículos. Está presente em forma de aplicativo e pode ser baixado gratuitamente.

Catho

A Catho é uma das maiores redes de busca de empregos no Brasil. Somando em seu total aproximadamente 1,8 milhões de vagas de emprego publicadas anualmente. Seu serviço pago conta com diversas facilidades aos seus candidatos. Conta também, com sua ferramenta de experimentação de 7 dias aos possíveis futuros inscritos. Além da plataforma online, ela possui acessibilidade em seu próprio aplicativo nas diversas plataformas disponíveis.

Empregos.com.br

É considerado um dos grandes sites de vagas de emprego, possui 270 mil oportunidades a disposição. Além disso, conta em seus sistemas cerca de 150 mil empresas cadastradas. Oferece, também, seus serviços pagos de assinatura e está disponível como aplicativo para smartphone.

SINE

O SINE é o site nacional de empregos do nosso país. Existe desde o início dos anos 2000 e é um site de classificados online totalmente gratuito. É considerado um dos maiores do Brasil com milhões de vagas de emprego publicadas. O Site Nacional de Empregos possui até mesmo, seu próprio aplicativo nas diversas plataformas.

Vagas.com.br

Sobretudo, outra ferramenta gratuita baseada na gestão de seleção e recrutamento. O site visa encontrar as vagas de emprego qualificadas aos perfis cadastrados pelos optantes da ferramenta.

Trovit

É um site internacional, recém chegado ao nosso país. O Trovit é mais especializado nos classificados no geral. Além de empregos, o recurso permite encontrar até mesmo carros e imóveis. Presente em cerca de 38 países, é um dos mais utilizados na América Latina e até mesmo na Europa. Também, inclusivo nas plataformas Android e IOS.

Indeed

O Indeed é um agregador online de vagas de emprego. Possui ferramentas eficazes, quando o assunto é busca de oportunidades. É totalmente gratuito e permite a pesquisa de acordo com seu perfil profissional.

CIEE

O Centro de Integração Empresa-Escola possui um ambiente online de migrações. Onde o estudante pode integrar empresas, participando de estágios e até mesmo programas como o Jovem Aprendiz. O CIEE dispões de todos os seus recursos de forma totalmente gratuita.

Jurídico Vagas

Específica aos estudantes de Direito, o Jurídico Vagas redireciona os candidatos as empresas do ramo. Sendo assim, o recém estudante bacharelado poderá ingressar imediatamente em escritórios de advocacia. Não é necessário efetuar pagamentos, sendo seu cadastramento gratuito.

Manager

Este recurso é destinado a buscas precisas e especializadas em carreiras gerenciais. Neste caso, vagas de emprego referentes as áreas de indústria, comércio, administração e logística. Contudo, possui serviços pagos e disponibilidade de teste de 7 dias.

Carreira Fashion

Como o nome próprio já diz, é um recurso exclusivamente focado no segmento da moda. Tendo cerca de 10 anos de existência, com toda certeza, possui um dos maiores bancos de vagas de emprego no seu setor. Entretanto, este possui recursos pagos aos assinantes.

CVEngenharia

Específico aos recém formados em Engenharia ou até mesmo quem busca outras oportunidades no ramo. Possui cadastro totalmente grátis, mas existe a opção paga que garante maior visibilidade.

Vagas de emprego internacionais

Monster

A Monster está presente em diversos países. Quem busca vagas de emprego na Europa, Ásia, Oriente Médio ou América do Norte, pode aderir aos seus recursos.

Net Empregos

Destinado especificamente aos cidadãos portugueses, o Net Empregos é a opção certa. Os candidatos podem prestar candidaturas as vagas de emprego em Portugal.

Seek

Este com certeza é a opção de quem deseja conferir as vagas disponíveis na Austrália e Nova Zelândia.

Que critérios utilizar ao buscar vagas de emprego?

vagas de emprego

Os contratantes além de criteriosos, dispõem de maneiras como meio de selecionar seus candidatos. Portanto, quem busca pelas vagas de emprego deverá fazer o mesmo com o intuito de realmente ter a certeza de se a oportunidade de emprego se encaixa no seu perfil. Pois, as vezes acontece de você possuir as qualificações necessárias no currículo, mas a empresa portar reputação não muito agradável. Também em situações no qual a remuneração não é muito compatível com o cargo.

Saúde Financeira

Avaliar a saúde financeira da empresa é um bom parâmetro de saber se a mesma está crescendo progressivamente. O fato de existirem muitas demissões em pouco tempo, pode dar previsões de problemas de gestão financeira.

Visão de Futuro

A perspectiva empresarial, neste caso, as possibilidades de crescimento em curto, médio e longo prazo. Ou seja, se a empresa oferece um plano de carreira realmente sólido.

Interação do Gestor

Outro fator analisável é a “química” com o gestor durante a entrevista de emprego. Muitas vezes conversando, é possível analisar inúmeros traços do entrevistador. Vale também, recorrer a informações de ex-funcionários ou até mesmo o próprio RH.

Funções Atribuídas

Analisar os escopos de trabalho é uma maneira de comparar quais funções você imagina que irá desempenhar melhor. Além disso, se a mesma fornece todos os recursos necessários para atuar, principalmente, em trabalhos perigosos.

Marca

A marca é como as outras pessoas veem os seus produtos e serviços. Um empreendimento com baixa visibilidade, provavelmente não gera muitas arrecadações. Ou seja, quanto mais renome, mais exigente são os requisitos necessários no currículo.

Remuneração

Saber o salário é a forma honesta de comparar duas oportunidades. O salário não pode ser abaixo do valor mínimo e nem pode ser fora do padrão de determinada função. A recompensa financeira tem peso muito decisivo antes de decidir entre as vagas de emprego.

Possibilidade de crescimento e aprendizado

As habilidades e competências são de suma importância, quando o assunto é crescer na instituição. Portanto, avaliar quais são os aprendizados, permite ver até onde é possível crescer nessa empresa. Além disso, o aprendizado a ser passado, se realmente equivale as suas ambições.

Ambiente de trabalho

Organização é um critério essencial no desenrolar das atuações do seu negócio. Um ambiente organizado permite maior concentração, menos problemas e equilíbrio nos setores empresariais. Analisar esse critério permite evitar futuros problemas no seu rendimento. Então, saber se a empresa provém de um ambiente organizado com todos os recursos necessários e sinal de que ela se importa com o seu serviço.

Distância da sua residência

Mesmo algumas empresas garantindo vale-transporte, isso pode pesar no seu bolso. Muitas pessoas percorrem distâncias muito longas até chegar no seu serviço. Reduzir esse tempo, permite maior liberdade e até mesmo, menos custos. Comparar as distâncias permite, também, ao profissional colocar na balança o custo relativo do recebimento pelo serviço e os custos em mantê-lo.

Conclusão

Além de ser avaliado, avaliar suas oportunidades permite maior reflexão quanto as suas reais necessidades. Vale lembrar que se deve priorizar o emprego que lhe render maiores perspectivas futuras.

Como conferir informações sobre as empresas?

Hoje em dia, devido a tecnologia, muitas empresas possuem redes sociais e canais online. Ou seja, buscar informações sobre elas é simples e prático.

Wikipédia

Algumas multinacionais possuem sua história inteira escrita em portais de conteúdo como o Wikipédia. Antes da entrevista, busque informações nessa rede e tente analisar as informações obtidas.

Home Page

A maioria das empresas possui sua própria home page, onde colocam um resumo sobre a história da empresa e canais de atendimento. Conferir essas páginas permite ter noções básicas sobre elas.

Redes sociais

Com a expansão da tecnologia, muitos empreendedores começaram a disponibilizar seus serviços através das redes sociais. Além da incrível potência de distribuir seus serviços, muitos clientes comentam em postagens, avaliações sobre os produtos. Sendo assim, podemos ter as opiniões de quem adere aos serviços e se são prestados de maneira agradável.

Como funciona o Aprendiz Legal?

O Aprendiz Legal é um programa de preparação e inserção de jovens no mercado de trabalho. O programa é apoiado pela Lei da Aprendizagem no qual garante diversos direitos aos aprendizes contratados. O programa visa garantir o primeiro ingresso em ambiente aos jovens e adolescentes.

Sobretudo, combatendo as evasões escolares e garantindo suas primeiras experiências profissionais. Inserir jovens no mercado de trabalho é um grande desafio, pois a maioria não possui experiência. Isso impede que muitos contratantes os chamem por não possuírem alguma experiência profissional.

Dicas antes de escolher vagas de emprego

Em seguida, listaremos algumas das dicas importantes quando o assunto é escolher vagas de emprego. Confira, então, algumas das dicas essenciais antes de escolher vagas de emprego.

Use sua presença na mídia social

Os recrutadores e gerentes de contratação estarão examinando seu currículo. Mas muitos veem conteúdo online como algo complementar. Ter um perfil no LinkedIn ou qualquer outro meio de exibir um currículo online, pode ser vantajoso.

Destacar suas habilidades transferíveis

Se deseja se mostrar para alguma função específica, deixe-a em evidência. Pois isso pode deixar claro de a pessoa ser a certa para aquela função. Portanto, quando se trata de seu currículo e carta de apresentação, concentre-se nas habilidades e na experiência. Então, esteja pronto a transmitir essas habilidades.

Use suas palavras

Usar as palavras certas é como falar o que preciso ouvir. Os sistemas de rastreamento de candidatos fazem a varredura de currículos em busca de palavras-chave. No entanto, descartam as menos interessante aos olhos humanos. Então, leia a descrição e veja como essas palavras se comparam a anúncios de empregos semelhantes.

Carta de apresentação

Na carta você não deve repetir como está no currículo. Nesta poderá se aprofundar um pouco, contudo, respondendo a perguntas. Também, responda às perguntas com o máximo de detalhes possíveis.

Corrigindo erros

Verificação ortográfica simples em seu currículo é importante, mas fique de olho em outros possíveis erros. Ler seu currículo ao contrário e pedir a um amigo revisar para você, pode ajudar. Além disso, existem até softwares de edição específicos aos currículos. Permitir erros, dará ao empregador impressões incorretas sobre você. Também, pode significar que não se importa com seu trabalho.

Se preparar antes da entrevista

Ser pego de surpresa por perguntas na entrevista pode ser um problema. Então, estudar prováveis perguntas comuns podem driblar até mesmo a insegurança. Além disso, saber suas respostas com antecedência irá mantê-lo confiante perante o entrevistador.

Vestir-se adequadamente

Vestir-se de maneira correspondente a onde pretende trabalhar, passará maior credibilidade. Mas se você tiver boa aparência e se sentir bem, seu talento no trabalho deve brilhar facilmente. Não é regra, mas se vestir bem passa um ar de organização. No entanto, é preciso usar roupas no qual se sente agradável.

Personalidade

A entrevista não precisa ser só de negócios, pois, os candidatos dispõem de mostrar sua personalidade. Compartilhe sua personalidade ao responder a perguntas e passará suas boas intensões.

Evite ser muito pessoal nas entrevistas.

Algumas das respostas podem ser adequadas e serem compartilhar. Por exemplo, memórias favoritas, passatempos e conhecimentos. Entretanto, falar muito de si mesmo, é um desestímulo aos recrutadores e podem custar-lhe o emprego.

Não fale sobre dinheiro (ainda).

Trazer à tona quaisquer questões salariais durante a entrevista inicial é uma grande falta. Portanto, economize a fala sobre dinheiro quando ficar claro as medidas sobre o emprego.

Como ingressar no Jovem Aprendiz Caixa?

Publicidade