Publicidade

Primeiramente, o Jovem Aprendiz Caixa é uma boa oportunidade de trabalho aos jovens nos quais procuram o primeiro emprego.

Pois, trata-se de uma iniciativa onde oferece capacitação profissional de serviços bancários e administrativos ao jovem em seu primeiro emprego. Confira as principais informações sobre o programa do Jovem Aprendiz Caixa!

Publicidade

Conheça o MRV Jovem Aprendiz! A maior construtora do país!

Lei de Aprendizagem

O número de jovens e adolescentes no Brasil corresponde a 13,9% da população total do país, segundo dados do IBGE de 2019. Se você faz parte desse contexto e está procurando emprego, mas não tem experiência porque ainda é novo, saiba que existe uma legislação a seu favor. Pois, a Lei da Aprendizagem determina que empresas de médio e grande porte preencham de 4% a 15% do seu quadro de funcionários com o Jovem Aprendiz.

O objetivo da norma é legalizar o trabalho dos menores de 18 anos e dar uma oportunidade de conseguirem o primeiro emprego. Entretanto, sem prejudicar a vida escolar do jovem aprendiz. Além disso, a iniciativa busca apoiar o desenvolvimento social e profissional do jovem, através de formação de mão-de-obra capacitada. De modo a ajudar nos processos de seleções e contratações desses jovens, surgiu o programa Jovem Aprendiz. Sendo assim, foi desenvolvido pela parceria do governo federal com a iniciativa privada.

O programa visa ajudar os milhares de jovens brasileiros com idades entre 15 e 24 anos na busca do primeiro trabalho. Todos os dias, diversas oportunidades surgem em importantes empresas por todo o país e você pode acompanhar no site Jovem Aprendiz Brasil. Entre as empresas nas quais fazem parte da iniciativa Jovem Aprendiz, a Caixa Econômica Federal também oferece esta oportunidade. Porém, seu programa é destinado apenas aos menores de 18 anos. Sendo assim, o banco nomeou seu programa de Jovem Aprendiz como Adolescente Aprendiz.

Publicidade

Adolescente Aprendiz Caixa

O Programa Adolescente Aprendiz Caixa garante um treinamento no qual proporciona conhecimentos teóricos e práticos. Dessa forma, o jovem aprendiz terá todos os conhecimentos necessários de modo a desempenhar as funções do cargo. O foco é capacitar adolescentes nos serviços bancários e administrativos, além de promover a inclusão social, estimular a prática de cidadania e de valores éticos. A carga horária de trabalho não ultrapassa 8 horas diárias e o turno trabalhado deve ser oposto ao horário do período escolar.

ATENÇÃO!

Contudo, é importante manter o rendimento das notas e frequência escolar de modo a continuar no Jovem Aprendiz Caixa. Além da remuneração de R$954,00 por mês integral de aprendizagem, os benefícios oferecidos pelo Jovem Aprendiz Caixa são:

  • Férias;
  • Auxílio-alimentação;
  • Vale-transporte;
  • 2% no FGTS.

Ao ser contratado como aprendiz, você terá um contrato de até 2 anos, com carteira de trabalho assinada, direitos trabalhistas e jornada reduzida.

jovem aprendiz caixa

A atuação do Adolescente Aprendiz Caixa

Durante todo o período de contrato, o jovem aprendiz será supervisionado pelo gestor do departamento da Caixa. Dessa forma, é garantido o desenvolvimento dos serviços prestados pelo jovem aprendiz. O foco é o desenvolvimento humano e profissional do jovem para uma formação básica. No programa, a capacitação realizada pelo banco tornará o aprendiz apto a realizar alguns serviços administrativos e de atendimento ao público, como:

  • Disponibilizar informações aos correntistas;
  • Orientações sobre serviços realizados pelo banco;
  • Organização de filas;
  • Atendimento através do telefone;
  • Realização de cadastros em sistemas virtuais;
  • Distribuição de senhas de atendimento;
  • Suporte ao gerente e demais funcionários das agências do banco.

Requisitos para ser Adolescente Aprendiz Caixa

A Caixa define critérios objetivos de seleção e classificação dos adolescentes candidatos. Mesmo assim, sem desviar da responsabilidade social e empresarial do programa de aprendizagem destinado ao jovem. As exigências de modo ao jovem aprendiz consigam participar da iniciativa da Caixa são:

  • Ter idade entre 15 anos e 17 anos completos;
  • Para priorizar candidatos de famílias que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica, é necessário possuir renda familiar igual ou inferior a 50% do salário mínimo nacional por pessoa;
  • Estar matriculado a partir do 9º ano do ensino fundamental ou no ano equivalente da Educação para Jovens e Adultos (EJA);
  • Morar, de preferência, no mesmo município onde o Jovem Aprendiz Caixa será realizado.

Critérios de classificação Jovem Aprendiz Caixa

Durante o processo de seleção, os candidatos serão classificados de acordo com alguns critérios preestabelecidos pela Caixa. Por exemplo, candidatos nos quais têm menores valores de renda familiar por pessoa receberão notas maiores no critério de avaliação e classificação. O candidato com renda familiar de até um quinto de salário mínimo por pessoa terá vantagem em relação ao candidato no qual apresenta renda maior. O desempenho escolar referente ao último ano letivo cursado e concluído pelo candidato também será considerado na hora da seleção. Sendo assim, a principal exigência para participar do Jovem Aprendiz é que os candidatos estejam estudando.

Como fazer as inscrições no Adolescente Aprendiz Caixa

A seleção e a contratação de Adolescentes Aprendizes para atuação na Caixa ocorrem através de uma parceria do banco com entidades sem fins lucrativos. No processo, é realizada uma chamada pública e as entidades interessadas passam a ser conveniadas da Caixa Econômica Federal. Dessa forma, atuando exclusivamente na realização do processo de seleção do Jovem Aprendiz Caixa.

Porém, é necessário sempre ficar de olho, pois as vagas são disponibilizadas nos sites de entidades parceiras. Dessa forma, é aberto novas vagas do Jovem Aprendiz Caixa quando os contratos dos aprendizes nos quais estão trabalhando forem terminando. Sendo assim, a fim de se candidatar, você deve clicar aqui de modo a escolher a entidade ligada ao Programa Adolescente Aprendiz no seu estado.

Portanto, se houver vagas disponíveis, basta acessar o edital na página da entidade e preencher os dados solicitados e aguardar o resultado. Dessa forma, os documentos necessários para fazer a inscrição são:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovantes recentes de renda de todos os membros da família, como carteira de trabalho, contracheques, recibos de prestação de serviços e declaração ou comprovante de Imposto de Renda;
  • Comprovante de inscrição no Bolsa Família ou o NIS (Número de Identificação Social);
  • Declaração de matrícula e frequência emitida pela instituição de ensino;
  • Boletim, declaração ou histórico escolar emitidos pela instituição de ensino, referente ao último ano escolar cursado.

Cuidado!

Primeiramente, a Caixa Econômica Federal só realiza contratações de jovem aprendiz menor de 18 anos. Sendo assim, o jovem, contratado pelo programa Adolescente Aprendiz é contratado através de alguma entidade parceira da Caixa. Portanto, qualquer anúncio relacionado à contratação de jovem acima de 18 anos, através do Jovem Aprendiz da Caixa, não é verdadeiro.

As vagas divulgadas nas redes sociais, como Facebook, LinkedIn, WhatsApp e Instagram, nos sites de empregos ou entidades sem fins lucrativos são inverídicas. Para esclarecer as dúvidas e obter mais informações sobre o Adolescente Aprendiz Caixa, entre em contato com o serviço de atendimento da Caixa: 0800-726-0101.

Saiba mais sobre o Jovem Aprendiz Votorantim

Publicidade