Publicidade

Você já possui um currículo pronto, seja por algum modelo anterior adquirido, seja idealizado por algum software de automação de currículo ou seja por algum modelo baixado na internet, você precisa preencher corretamente esse currículo pronto.

Esse é o processo com toda certeza importante, pois em qualquer um dos modelos você terá de responder informações muito importantes na concepção geral de um bom currículo e pode se deparar com 3 tipos de currículo pronto.

Publicidade

Então, cabe a você mesmo saber interpretar e saber preencher o currículo pronto.

Um currículo é um documento profissional detalhado que destaca a experiência e as realizações de uma pessoa. Os empregadores geralmente exigem um currículo pronto excelente ao considerar as inscrições.

Este documento compartilha uma visão geral de sua história de carreira, educação, prêmios, homenagens relevantes, bolsas de estudo, subsídios, pesquisas, projetos e publicações.

Publicidade

Um currículo também pode incluir referências profissionais, bem como cursos, trabalhos de campo, hobbies e interesses relevantes à sua profissão.

Também pode optar por adicionar um perfil pessoal listando suas habilidades e atributos positivos, garantindo os empregadores terem uma visão completa de sua personalidade e realizações.

Sendo assim, confira a seguir, como preencher um Currículo pronto detalhadamente. Assim poderá entrar em destaque durante as suas candidaturas as vagas de emprego. Fique atento as principais dicas que adotaremos no decorrer desta postagem.

Dicas de como garantir o seu Primeiro Emprego?

Curriculum Vitae

O nome e expressão “Curriculum Vitae” deriva do latim e pode significar: vida, sentido de trajetória. Sendo assim, ficou fácil entender o papel deste modelo quando o assunto for colocar em exposição suas atribuições profissionais. O objetivo desse modelo é trazer resumidamente as qualificações, experiências profissionais e acadêmicas de um candidato. Além desse modelo existe o modelo Lattes, cujo o objetivo é direcionado aos pesquisadores e profissionais acadêmicos.

Sendo assim, ele possui uma maneira de construção um pouco diferente, facilitando a análise do entrevistador. Mas ambos devem possuir os dados básicos pelo menos de contato do candidato. Portanto, pesquisar sobre esses modelos de currículo pronto, podem te auxiliar e facilitar a construção do currículo pronto. Isso, porque, basta apenas trocar as informações no modelo de currículo pronto pelas suas, tomando menos tempo e ainda permitindo maior verificação de possíveis erros comparado a começar o currículo do zero.

Cronológico

Este é um tipo comum de currículo pronto, ao obter um currículo cronológico, liste seu histórico acadêmico e experiência profissional primeiro, após suas informações de contato. Este tipo de currículo se concentra principalmente em sua experiência acadêmica e profissional. Um currículo cronológico é melhor se você tiver um emprego consistente no mesmo setor e sua experiência de trabalho deverá mostrar progresso em sua área.

  • Informações de Contato;
  • História acadêmica;
  • Experiência profissional;
  • Qualificações e habilidades;
  • Prêmios e honras;
  • Publicações e apresentações;
  • Subsídios e bolsas de estudo;
  • Licenças e certificações;
  • Associações profissionais.

Funcional

Este formato de currículo pronto dá ênfase às suas habilidades, prêmios e homenagens. Se você estiver escrevendo um currículo funcional, deve colocar suas habilidades relevantes perto do topo, abaixo de suas informações de contato. Em um currículo funcional, você alocará mais suas qualificações, habilidades, prêmios e homenagens e menos espaço para sua experiência profissional. Aqui estão as seções que você deve incluir:

  • Informações de Contato;
  • Qualificações e habilidades;
  • Prêmios e honras;
  • História acadêmica;
  • Experiência profissional;
  • Publicações e apresentações;
  • Subsídios e bolsas de estudo;
  • Licenças e certificações;
  • Associações profissionais.

Um currículo funcional pronto pode ser a escolha certa se você se formou recentemente e está entrando no mercado de trabalho pela primeira vez, tem várias lacunas no emprego ou está mudando de carreira.

Combinação

Este tipo de currículo pronto é um híbrido de formato cronológico e funcional e permite espaço adequado para detalhes sobre sua história profissional e educacional, bem como suas habilidades e realizações. Os elementos que você coloca em primeiro lugar dependem de sua experiência, objetivos de carreira e o que você acredita ser relevante para os tipos de cargos que procura. Por exemplo, se você espera conseguir um cargo de professor em uma universidade e passou os últimos dez anos como educador, deve listar primeiro sua experiência profissional.

Preenchendo um Currículo pronto

currículo pronto

Após fazer um download de um currículo pronto é preciso ficar atento quanto as informações e dados a serem preenchidas. Visto que um currículo desorganizado poderá causar confusão e é claro a sua exclusão de ser chamado a uma entrevista. Portanto esteja atento, pois o currículo pronto deverá incluir as seguintes informações.

Informações de Contato: Nome completo, rua, bairro, número da casa, complemento, telefone de contato e endereço de e-mail (se possuir).

Histórico acadêmico: Deve ser listado todo o histórico escolar desde o Ensino Médio ao Pós-Doutorado (se possuir).

Experiência Profissional: Listar todos os lugares onde trabalhou do mais recente ao mais antigo.

Qualificações e Habilidades: Citar as habilidades adquiridas em todos esses anos e suas qualificações atribuídas enquanto atuava.

Prêmios e horas: Referir a todas as premiações de honra ao mérito cedidas pelas empresas onde atuou.

Publicações e apresentações: Este é referente ao currículo Lattes, mas dependendo do setor pode ser útil. Se possuir publicações com seu nome, cita-las e seus coautores.

Associações Profissionais: Fazer uma lista com o nome das organizações, locais ou capítulos e datas de adesão ativa.

Bolsas de Estudo: Fornecer o nome da bolsa, data de concessão e instituição.

Licenças e Certificações: Incluir nomes das certificações, data de premiação e instituições.

Geralmente, a maioria dos currículos prontos requerem algumas dessas informações, mas nem sempre são todas. Bastando apenas, analisar os dados solicitados no modelo de currículo pronto e alterando com os seus dados pessoais. Logo abaixo, iremos falar sobre as informações na qual é preciso preencher corretamente.

Formatação

Quando se trata de formatar currículo pronto, há quatro fatores que você precisa considerar. Cada um tem suma importância se o assunto é ter o currículo pronto em evidência. Confira abaixo todas as regras comuns no preenchimento de um currículo pronto padrão.

Tipo e tamanho de fonte corretos

O currículo pronto precisa ser legível e fácil de seguir. Então, melhorando a legibilidade, certifique-se de escolher o tipo e tamanho de fonte adequados. As duas categorias principais de fontes são serif e sans-serif. As fontes com Times New Roman, Courier, Georgia têm pequenos floreios decorativos, enquanto as fontes Helvetica, Arial, Geneva não têm. É melhor escolher uma fonte sans-serif porque, na maioria dos casos, é de fácil leitura. Além disso, mantenha o texto entre 10 e 12 pontos. Embora possa ser tentador reduzir o tamanho da fonte para reduzir o número de páginas, você nunca deve sacrificar a legibilidade pelo comprimento.

Verifique suas margens

Certifique-se de verificar o tamanho da margem do seu currículo pronto. As margens muito grandes deixarão muito espaço em branco em cada página, enquanto as margens muito pequenas podem fazer a página parecer sobrecarregada. Uma boa regra é manter suas margens entre 1 e 1,5 polegadas.

Utilize os espaços de forma eficaz

Os currículos podem se tornar longos, especialmente se você já está no setor há vários anos e acumulou uma grande experiência. Para garantir que você esteja usando o espaço de forma eficaz e que seu currículo pronto seja fácil de ler, considere o uso das seguintes técnicas:

Listas com marcadores: Torne as listas (coleção de habilidades ou premiações) fáceis de consumir adicionando pequenos marcadores.

Cabeçalhos de seção: Diferencie os cabeçalhos de seção do restante do conteúdo do currículo, tornando-os em negrito, maiores ou sublinhados.

Palavras em negrito: além dos cabeçalhos das seções, considere colocar em negrito outras palavras importantes, o nome completo e cargos, para destacá-los.

Revisão

Antes de enviar o currículo pronto aos empregadores, sempre reserve um tempo para verificar a ortografia, gramática e sintaxe. Um currículo pronto, limpo e sem erros aumenta a legibilidade e demonstra profissionalismo. Um currículo pronto e bem composto compartilha todas as informações essenciais de que os empregadores precisam ao considerá-lo para oportunidades de emprego. Ao certificar-se de que um currículo pronto, formatado corretamente e fácil de ler, você está um passo de conseguir o emprego que deseja.

Formação

Neste campo é preciso listar os locais onde estudou e se certificou. Lembre-se de colocar em primeiro a recente e por último a antiga. Sendo assim, se está prestando Pós-doutorado, abaixo deverá conter Doutorado, então, a anterior a esta. Essa organização facilita a compreensão do entrevistador. Outra coisa a não ser esquecida são as datas de atuação e as instituições. Portanto, liste após isso a faculdade ou escola, ano de atuação e o curso desempenhado. Criando dessa maneira, um histórico interativo e facilmente compreensivo.

Experiência profissional

É aqui onde estará localizado as suas principais atuações e com certeza será algo de muito importante na análise da entrevista. É importante restringir as suas participações importantes e desejável que elas sejam correspondentes a oportunidade onde pretende ingressar. Pois isso evita polução de informações não tão interessantes. Coloque primeiramente o nome da empresa, os anos de integração e abaixo é possível definir quais foram os cargos atuados nessas empresas.

Quanto mais clareza nesses dados, melhor a compreensão dos seus objetivos. Dê preferência em expor funções de carteira assinada ou se atua fora da CLT, colocar como “Autônomo”. Reserve um bom tempo no preenchimento desta etapa, pois a maioria dos entrevistados tende a colocar informações erradas ou não verdadeiras. Portanto, seja muito sincero quanto as suas respostas. Qualquer dado mal colocado poderá causar dúvidas durante as entrevistas e acabar em alguma desconfiança na sua parte.

Habilidades

Evite colocar aqui, habilidades não tão evidentes como: saber nadar, escrever poemas, etc. A menos que a vaga necessite de habilidades irrelevantes. Quando falamos em habilidade é preciso ficar atento quanto ao que a empresa necessita. Se tem experiência em comunicação, com certeza terá destaque em vagas de telecomunicação ou vendas. Portanto, uma autoanálise sutil poderá ajudá-lo neste quesito. Tente anotar todas as suas qualificações e tente encontrar uma relação delas com as funções atribuídas na vaga de emprego. Assim, fica fácil descobrir o que colocar e o que não colocar.

Atividades complementares

Nesta categoria, ficam as atividades extracurriculares, palestras, workshops e trabalhos voluntários. Nesta aba ficam as funções complementares realizadas ultimamente. Uma dica se não possuir nenhuma, é buscar participar dessas tarefas, tendo o objetivo de complementar o currículo pronto. Intercâmbio também pode ser considerado nesta categoria, então se já participou pode descrever neste espaço.

Meu currículo pronto está bom?

Já definimos todos os parâmetros possíveis relacionados ao currículo pronto. Mas nada te impede de buscar opiniões diversas. Então, peça a amigos, colegas ou revisores para conferirem o currículo pronto. Isso com certeza irá ajudá-lo a aperfeiçoar esse documento tão importante. Outra maneira seria comparando a outros currículos já preenchidos. Porém, lembre-se de ser o sincero e verdadeiro. Agora, você já está ciente quanto a criação do currículo pronto, então, espalhe essas informações compartilhando este artigo.

Como se candidatar as vagas de emprego?

Publicidade