Publicidade

Conseguir o primeiro emprego pode ser difícil e muito assustador. Mas depois, quando você tiver um pé na escada da carreira, será muito fácil subir.

Neste artigo, fornecemos orientação sobre como garantir um primeiro emprego.

Publicidade

Como se candidatar as vagas de emprego?

Como preparar um currículo do primeiro emprego?

O currículo é como se fosse um documento pessoal do candidato. Pois nele contém todas as suas informações relacionadas as suas experiências. Então, sua importância ao se candidatar a alguma vaga é redobrada. Um bom currículo, devidamente preenchido, passa uma boa impressão. Confira a seguir, maneiras de se preparar e ingressar em um primeiro emprego. Bem como também, o que colocar em cada um dos termos exigidos no modelo Curriculum Vitae:

  • Objetivo Profissional – É o cargo onde pretende trabalhar ou área de interesse;
  • Formação Acadêmica – Citar todas as suas formações do Ensino Fundamental ao Superior (se possuir. Colocar em primeiro a mais recente e na última a sua primeira formação;
  • Conhecimento em Idiomas – Se possuir certificação de curso de idiomas, citar em quais e as instituições estudadas;
  • Formação Complementar – Se prestou seminários, eventos ou cursos livres, colocar todas as informações sobre esses cursos;
  • Principais Habilidades – Preencher as habilidades que realmente importem para a vaga. Ex: atendimento ao público, criação de planilhas, etc;
  • Outras Experiências Relevantes – Intercâmbios, trabalhos voluntários, etc.

De fato é seu primeiro emprego, então, provavelmente você não possua experiência profissional ainda. Então, deixar em evidência aspectos positivos citados anteriormente, é a melhor maneira de estar em destaque. Portanto, seja verdadeiro quanto as informações fornecidas, isso passará credibilidade.

Dicas importantes

Além de colocar verdades sobre suas experiências, fique atento quanto aos erros de português. Pois, os erros de português em currículos dão a impressão de relaxo e de ter sido feito às pressas. Pense da seguinte forma, se você fosse o chefe de uma empresa e pedisse um relatório a pessoa que frequentemente comete erros de português.

Publicidade

Como seria o resultado deste relatório?

Exatamente isso mesmo, não ficaria da maneira desejada e é aí onde entra a importância de evitar erros de português. Outra coisa a se tomar cuidado, é as expressões e gírias, evite ao máximo esses termos. Uma dica interessante é não se estender quanto as informações por ser o primeiro emprego. Os currículos curtos garantem melhor facilidade de leitura e compreensão.

Objetivos

Nesta seção descreva seus objetivos em no máximo duas frases. No primeiro emprego, deixe claro a sua necessidade em aprender e se desenvolver nessa oportunidade.

Enriquecer o currículo de primeiro emprego

Mesmo sem experiências profissionais, aderir a atividades extracurriculares é uma boa maneira de gerar conhecimento. Procure colocar informações sobre cursos livres que prestou ou intercâmbios que realizou. É possível realizar essas atividades junto a universidade ou escola onde estuda. Pois muitas delas permitem aos alunos participarem de eventos sobre áreas de atuação.

Além disso, preste estágios em áreas onde você se vê atuando futuramente. Quanto aos serviços voluntários, geralmente são ações solidárias não remuneradas. Quase sempre mediante a prefeitura da sua cidade, então basta entrar em contato com a prefeitura do seu município.

Jovem Aprendiz

O Jovem Aprendiz é um programa de capacitação de jovens ao mercado de trabalho. Ele acaba se tornando a alternativa certa de garantir o primeiro emprego. O programa é protegido pela Lei de Aprendizagem no qual garante diversos benefícios aos aprendizes. Por exemplo, o jovem aprendiz não poderá prestar horas extras ou horário no qual atrapalhe suas aulas.

Além disso, deverá cumprir horário reduzido e receberá todos os direitos previstos pela CLT. A lei determina o salário dele ser calculado tendo como base o valor do salário mínimo vigente. Os contratos têm duração de dois anos, permitindo renovação de contrato e até mesmo contratação efetiva.

Requisitos

Antes de participar do programa, o jovem precisa ter entre 14 e 24 anos exceto as pessoas portadores de deficiência. Também é preciso estar matriculado em uma instituição financeira, cursando o Ensino Fundamental ou ter concluído o Ensino Médio. A lei 10.097/2000 determina as empresas de grande e médio porte terem entre 5% a 15% aprendizes em seu quadro de funcionários.

Onde encontrar vagas de Jovem Aprendiz?

Uma maneira é se cadastrando em entidades que intermediam jovens as empresas. O CIEE, por exemplo, é uma dessa organizações que prestam cadastro gratuito. As empresas de anúncios de empregos, geralmente, divulgam vagas de primeiro emprego desse sentido. Portanto, basta ficar atento as divulgações de vagas de primeiro emprego.

Outras opções de primeiro emprego

Além dos programas aos menores aprendizes, existem outras opções de primeiro emprego a sua espera.

Estágios

O Estágio é um equilíbrio entre a vida acadêmica e profissional, pois nela o jovem aprende enquanto trabalha. O requisito básico e de estar matriculado em alguma formação acadêmica, curso técnico ou nível médio. Em geral, o cumprimento desta medida é de no máximo 6 horas.

Trainee

O Trainee tem o objetivo de ajudar os estudantes recém formados aos cargos de liderança. Habitualmente envolve treinamentos relacionados a área de negócios. Sendo assim, uma opção requisitada se o seu objetivo de primeiro emprego é aprender a ter traços de um líder. Os estudantes são contratados tendo os seus direitos trabalhistas reservados em até 44 horas semanais.

Contratação Convencional

A empresa pode optar também pela contratação convencional de primeiro emprego. No caso, o jovem é contratado de carteira assinada e se for menor precisará de uma autorização dos pais autenticada em cartório. O requisito mínimo é ter 16 anos e o mesmo receberá menos de um salário mínimo, cumprindo até 44 horas na semana.

Trabalho Temporário

Um primeiro emprego de carteira assinada é o desejo de muitas pessoas, mas um trabalho temporário pode ajudar. Essa modalidade permite abrir caminhos de uma futura efetivação na empresa. O final de ano requer muitas vezes, mais funcionários devido a demanda maior. Então, muitas empresas abrem vagas de primeiro emprego temporários. É uma modalidade comum entre lojas de varejo e comércio em geral. Os contratos devem seguir os parâmetros descritos pela lei 13.429/2017:

  • Prazo máximo de 180 dias e prorrogação de até 90 dias;
  • Informar previamente ao contratado o valor a ser pago;
  • Definir a duração da prestação de serviços contratados;
  • Dispor de segurança e saúde do trabalhador.

O trabalho temporário garante normalmente, os direitos trabalhistas.

Como conseguir um Primeiro Emprego Temporário?

As contratações são feitas pela empresa, então são elas que intermediam as contratações. Então, basta se informar comparecendo as empresas ou conferir as mídias locais.

Dicas de como garantir o primeiro emprego

primeiro emprego

Em seguida, confira algumas dicas importantes antes de se candidatar ao primeiro emprego. É de extrema importância ficar atento as informações se o objetivo é crescer nesse primeiro emprego. Então, confira abaixo quais critérios você pode utilizar e garantir o primeiro emprego:

Seja sincero e verdadeiro

Já diziam os sábios, mentira tem perna curta, então mentir é fora de cogitação. Muitos dos entrevistadores passam horas diárias entrevistando candidatos e muitos deles já mentiram alguma informação. Então, eles são mestres em descobrir se o que está afirmando é verdade ou não. Se o candidato nunca trabalhou, mentir só vai tirar a credibilidade e passará uma péssima impressão. Entre inventar ou mentir, escolha dizer somente a verdade.

Atividades Extracurriculares

Um primeiro currículo, geralmente, não possui nenhuma experiência profissional. Portanto, um meio de enriquecer o currículo é prestando atividades extracurriculares. Essas atividades lhe darão maior credibilidade e mostrará que você utiliza do seu tempo a garantir novas experiências. Quanto mais atividades relacionadas a área onde quer ser contratado, maior a chance de ser contratado nela.

Investir em Autoconhecimento

Conhecer seus pontos fortes e fracos, é uma maneira fácil de descobrir o que precisa ser aperfeiçoado, além disso, é possível comparar aos valores da empresa. Isso permite analisar se realmente se sentirá bem atuando nesse local de trabalho. Transmitir essas informações, demostrará confiança ao entrevistador.

Preparação antes

Algumas vagas requerem várias etapas de seleção, então é preciso estar preparado se deseja ingressa-las. Pode-se levar em consideração os itens anteriores e também fazer uma análise das etapas anteriores. Se estava nervoso na etapa anterior, analise o motivo e tente amenizar essa sensação antes das próximas etapas. Antecipar um problema permite um maior controle das suas reações.

Entrevista

A entrevista é o primeiro contato entre empregador e candidato numa empresa. Geralmente no primeiro emprego, o nervosismo é muito presente. Então, pesquise sobre o que evitar falar durante as entrevistas. Estar atento as prováveis pegadinhas do entrevistador é uma blindagem importante para se manter controlado durante toda a entrevista. Neste caso, o autoconhecimento é importantíssimo.

Busque muitas oportunidades

Não é preciso se apegar a uma única oportunidade de primeiro emprego. Possuindo tantas opções de primeiro emprego, é impossível você não ser chamado em alguma delas. Então, espalhe currículo em diversas agências de emprego e empresas. Ter o hábito de fazer muitas entrevistas aumentará sua confiança, pois se tornará algo normal.

Dificuldades no primeiro emprego

As dificuldades recorrentes do primeiro emprego, geralmente ocorrem por serem novidades. Pois a rotina do contratado muda e ele precisa se adaptar as demandas da empresa. Citaremos a seguir algumas dificuldades recorrentes e como dribla-las de maneira eficaz:

Alinhamento de expectativas

O primeiro emprego gera muita ansiedade, principalmente, quando o assunto é a recepção do profissional. Estar no meio de pessoas experientes pode ser um afronto, mas deve ser encarado como um aprendizado. Devido a sua idade, muitos ficam pensativos ao buscar sua integração no ambiente de trabalho. Portanto, permita-se dar um tempo ao tempo, tendo muita cautela e calma. Observar os seus colegas e o ambiente irá definir os padrões do local de trabalho. No decorrer do processo, você irá descobrir a maneira certa de se comunicar com seus colegas e os valores da empresa.

Conflitos entre a equipe

As situações corriqueiras acontecem aos montes e as vezes situações pessoais mudam a maneira da pessoa se comunicar. Destes meios, surgem conflitos entre membros dos setores empresarias. Isso pode ocorre também aos recém ingressados no primeiro emprego. Uma autoavaliação das suas atitudes pode ajudar a resolver problemas seus conflituosos. Mas é preciso separar as situações do cotidiano das situações no trabalho. A harmonia é o segredo do progresso de uma equipe. Os conflitos são medidores da formação de um profissional.

Choque de Gerações

As gerações diferentes estão presentes em toda e qualquer empresa. Esse choque de gerações gera conflitos, intrigas, mas também, absorção de ideias e auxílios. Assim, os novos aprendem com os mais velhos e vice e versa. Então, esteja atento a ouvir as pessoas experientes, você pode aprender muito através delas.

Concentração

Isso muda de indivíduo a indivíduo, porém, a nova adaptação poderá afetar a concentração. Pois, trata-se de um ambiente novo e pessoas novas entrando na sua vida. Então, tenha cautela e aos poucos permita-se aprender muito no primeiro emprego. Vale de tudo, até mesmo recorrer a técnicas próprias para se manter concentrado.

Medo de errar

Contudo é o maior de todos os medos recorrentes no primeiro emprego. Muitas pessoas temem o erro como algo inadmissível, mas esquecem que o erro é o que nos torna humanos. Porém, insistir no erro é uma tremenda burrice, portanto, se tiver dúvidas saiba que sempre existira alguém para ajudá-lo. Evite erros, perguntando antes de executar a sua tarefa, pois pelo auxílio as chances de erro caem drasticamente.

Conclusões finais sobre o Primeiro Emprego

O primeiro emprego pode parecer um desafio impossível, mas agora possuindo todas as ferramentas que citamos, você se dará muito bem. Então, corre atrás desses desafios e garanta o ingresso no mercado de trabalho através do primeiro emprego.

Conheça o programa Jovem Aprendiz Itaú!

Publicidade