Publicidade

Conhecer os passos de acesso ao CIEE vagas é oportunidade de conseguir um emprego. Sobretudo, os estudantes de nível médio ou prestes a se graduar Começar uma vida profissional não é fácil, principalmente quando não se tem nenhuma experiência.

Por isso o trabalho de entidades como CIEE é tão enaltecido no Brasil. O CIEE da chances aos jovens, especialmente os de baixa renda, a conseguirem o primeiro, sem esquecer de contribuir com a formação social deles. Aqui além de descobrir a CIEE vagas, você vai se familiarizar mais com a atuação desta instituição.

Publicidade

Conheça Programa CIEE Jovem Aprendiz!

O que é o CIEE?

O Centro de Integração Empresa-Escola se caracteriza como entidade sem fins lucrativos. Tendo o propósito de oferecer programas de aprendizagem e oportunidade de estágios aos jovens brasileiros. Em atividade desde a década de 60, o CIEE tem sido responsável por selecionar e entregar aos diferentes setores do mercado de trabalho, profissionais promissores.

Essa visão de vanguarda da instituição lhe é considerada a preferida por estudantes que buscam oportunidade para trabalhar. Em contrapartida, muitas empresas abraçam essa mão de obra iniciante. Esse é o motivo no qual a CIEE vagas é bastante atrativa.

Em sua estrutura no seu portal oficial a entidade tem ambientes exclusivos aos Estudantes, Empresas e Instituições de ensino. E nessas áreas existirão opções de serviço on-line, sendo elas:

Publicidade
  • Campos para cadastros;
  • Informações das vagas abertas CIEE;
  • Apresentação da legislação (aprendizagem e estágio);
  • Funcionamento da supervisão de estágio;
  • Instruções de participação dos processos seletivos.

É importante ressaltar que o CIEE tem critérios tanto a jovens quanto a empresas em busca de fazer parte de seus programas.

CIEE Vagas Abertas

As oportunidades na instituição acompanham as demandas das empresas parceiras. Ou seja, estas listam a quantidade de aprendizes ou estagiários necessários e o CIEE começa o recrutamento.

Desse modo, frequentemente existem ofertas de cargos nas diferentes especialidades, desde serviços bancários até assumindo como professor temporário. No entanto, o CIEE vagas se divide da seguinte maneira:

  • Estágios para estudantes (médio, técnico e superior);
  • Programa Jovem Aprendiz;
  • Processos Seletivos.

Em seguida, vamos entender um pouco mais sobre essas oportunidades.

Processos Seletivos

Essa modalidade se apresenta em três formatos: Órgãos Públicos, Processos Especiais e Inclui PcD. Então, explanando todas as dúvidas referentes ao CIEE vagas, veremos como cada um funciona.

CIEE Vagas Órgãos Públicos

Aqui são separadas oportunidades de quem deseja ingressar na administração pública. Decerto são vagas temporárias de trabalho em repartições do serviço público e não tem a mesma estabilidade de um concursado. Porém, são grandes as chances de se firmar e adquirir experiência nas principais estatais do país.

ciee vagas

Processos Especiais

Nesse grupo de vagas CIEE estão os trabalhos no qual exigem habilidades específicas. No caso o processo seletivo aos estudantes, sobretudo, os de nível técnico e superior. Serão recrutados quem já vislumbra uma profissão e estes serão aproveitados em empresas de todos os portes.

Inclui PcD

Esse é o perfil garantindo as pessoas com deficiência (PcD). Aqui a flexibilidade de faixa etária, por exemplo, é maior. Portanto, existem CIEE vagas PcD nos programas de aprendizagem e até estágios. A exigência é de o candidato ter mais de 16 anos e estar matriculado numa faculdade ou colégio. Já na participação do Jovem Aprendiz do CIEE, a pessoa com deficiência precisa ter mais de 14 anos.

CIEE Vagas – Estágios e Jovem Aprendiz

Essa é uma modalidade de recrutamento destinada a jovens que têm entre 14 e 24 anos, cursando o Ensino Médio. O formato se divide em aulas teóricas de assuntos ligados a diferentes áreas e rotinas diárias de trabalho na empresa contratante. Mas, a proposta não se limita em formar um profissional.

O CIEE se preocupa com o lado social, conforme prega a Lei de Aprendizagem e a Lei de Estágio. A instituição supervisiona o rendimento dos jovens nas empresas parceiras. Também observando o que estão aprendendo ou se passam por qualquer tipo de constrangimento. Porém, a participação nesses programas requer atender algumas obrigatoriedades.

Requisitos para vagas estágio CIEE:

  • Devidamente matriculado em instituição de ensino (de nível médio, técnico ou superior);
  • Fazer parte do projeto pedagógico do curso;
  • Cumprir toda carga horária, principalmente se for estágio-obrigatório;
  • Apresentar documentação completa, inclusive solicitação da escola, faculdade, etc.

Requisitos para vagas jovem aprendiz CIEE:

  • Não é obrigatório ter vínculo com instituições de ensino, porém, o candidato deve ter estudado em escola pública;
  • Ter de 14 a 24 anos;
  • Não trabalhar;
  • Passar no processo de seleção específico desse tipo de programa;
  • Em algumas situações, precisará ser aprovado pela empresa parceira.
  • Entregar todos os documentos básicos.

Tanto o estágio quanto o jovem aprendiz garantem alguns benefícios, entre eles:

  • Remuneração que segue as indicações da legislação vigente;
  • Vale-Transporte;
  • Auxílio alimentação;
  • FGTS, Previdência e outros direitos trabalhistas.

Algumas empresas estendem as demais vantagens de seus profissionais fixos aos estagiários e aprendizes. Além disso, os jovens estarão protegidos por lei e não podem ser dispensados sem motivo justificável.

CIEE vagas disponíveis

As CIEE vagas estão sempre atualizadas, entretanto é necessário se cadastrar no portal da instituição para ter acesso às informações. É possível verificar as oportunidades da seguinte maneira:

  1. Acessando o site oficial do CIEE;
  2. Em seguida, vá na opção “Acessa/Cadastrar“.
  3. Com o cadastro pronto, pode ir no campo “Estudantes“;
  4. Depois terá em destaque “Vagas” e “Processos Seletivos“, selecione qual das modalidades deseja consultar;
  5. Faça o login e posteriormente escolha entre as oportunidades do CIEE.

O preenchimento dos cargos de estágio é mediante comprovação das qualificações solicitadas pela empresa. Geralmente, o histórico escolar e declarações da escola serão obrigatórios nesse caso. Pois, ambos descrevem qual série ou período o candidato estuda.

Embora, tenha obtido informações indo numa unidade perto de seu endereço, conferir tudo pela internet é mais prático e intuitivo. Certamente, focar no CIEE vagas é ideal ao buscar o primeiro emprego. Principalmente, acumulando experiência e crescendo profissionalmente.

Descubra como Participar do Senac Jovem Aprendiz!

Publicidade